PF cumpre seis mandados em SC contra deputado federal e cantor

A Polícia Federal cumpriu nesta manhã (20/8) mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Segundo a PF, o objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a democracia, o estado de direito e suas instituições, bem como contra os membros dos poderes.

Os mandados, que foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, estão são cumpridos em Santa Catarina (6), Distrito Federal, São Paulo (2), Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará e Paraná.

Alvos
Publicidade

Nacionalmente os alvos da investigação são o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) e o cantor Sérgio Reis, mas, em Joinville, há buscas referente a outras pessoas, não identificadas pela PF.

No último fim de semana mensagem em áudio de Reis circulou afirmando que haveria uma greve de caminhoneiros em Brasília a partir do fim de semana de 4 de setembro para pressionar politicamente Congresso e STF. Em um trecho, Reis diz que “se em 30 dias eles não tirarem aqueles caras [do STF], nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra”. Esse trecho ocasionou uma reção de diversos setores da sociedade e ao longo da semana o cantor afirmou que convocava apenas para uma manifestação pacífica em 7 de setembro.

De acordo com o UOL, os mandados contra o deputado Otoni de Paula são relacionados ao crime de difamação que o parlamentar teria feito contra o ministro Alexandre de Moraes no ano passado, chamando-o de “esgoto do STF”.

Publicidade
COMPARTILHAR