Planejamento, será que não é pra mim?

Fábio Lima é consultor empresarial, executivo de finanças, master coach e CEO da Light Consulting & Coaching. Foto: Divulgação

Como ingredientes para um bom planejamento, ajudar a consolidar ou confirmar a maturidade da ideia, ajudar a entender o nível de detalhe, opções e alternativas ajudando assim em um melhor alinhamento com o desejo inicial, com os recursos disponíveis, as expectativas dos envolvidos.

Um item fundamental para definição de plano é ter um objetivo futuro claro, uma meta, o grande ponto que impede bons planejamento é não ter esta clareza, outro ponto é confundir intenção com meta.

Intenção apenas um desejo ao começar a planejar para realizar, apenas após virar meta, e começar o processo de serem traçados os processos e tarefas para atingir o objetivo almejado.

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Uma vez definidos os objetivos um grande benefício de um bom plano é ajudar a manter o foco e assim ter melhor eficiência no uso dos recursos para alcance das metas, garantindo constâncias das ações e disciplina na execução das tarefas.

Resultados das tarefas

Mas atenção, alcançar resultados das tarefas não garante alcance e realização dos objetivos, importante vencer todas as etapas, como em um jogo de vídeo game, necessário vencer todas as etapas e saber que próximo etapa pode ser ainda mais desafiadora, mas que faz parte do processo de preparação para o grande final.

Comunicar objetivos e metas é fundamental para que ações, energia e atenção sejam direcionadas na realização, grande parte dos motivos de não execução de plano de forma adequada é não investir corretamente na comunicação dos objetivos aos envolvidos e no caso das empresas as equipes.

Tomar as melhores decisões nos melhores momentos de forma pensada e identificando recursos necessários evitando decisões com base em emoção ou euforia, que podem não ser concretizadas e gerar frustração.

Ganhou relevância e ponto de reforço dentro do mundo empresarial por sua importância em definir longevidade e fator de sucesso do negócio.

Por não ter planejamento correto e completo, alguns novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades nos meses iniciais de abertura do negócio.

Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, e todos os passos para alcance dos resultados empresariais é essencial planejar o futuro da empresa , que ainda ajuda a evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.

Para empresas pequenas e médias e até pessoas com poucos recursos, investir em planejamento é fundamental pois estas empresas raramente dispõem de recursos para se recuperar de eventuais erros.

Muitas vezes são negócios de tudo ou nada.

Um plano de negócios antecede o plano estratégico, dificilmente é possível desenhar plano estratégico sem plano de negócio. ( O PLANO DE VOO ).

Você entraria em um avião onde o piloto dissesse: “dane-se o plano, vou sair pilotando para onde o vento levar”? Eu não. Então por que você acredita que um bom funcionário vai querer trabalhar em uma empresa onde o gestor não tem um plano? Por que um cliente compraria dessa empresa ou um fornecedor teria interesse em negociar com ela? Médicos seguem um plano de tratamento, pilotos seguem um plano de voo, soldados seguem um plano de operações militares, mas há empresário que acha que não precisa de um plano. Embora ninguém nunca possa garantir que seu resultado será positivo, ter um plano aumenta efetivamente a chance de sucesso.

Para planejamento pontos importantes:
  • Objetivo claro e definido;
  • Diferenciar ideia de meta;
  • Definição de etapas;
  • Disciplina e foco;
  • Indicadores para medir resultados;
  • Comunicação de resultados e ações;
  • Correção de rotas;
Plano de Negócio

É o instrumento ideal para traçar um retrato:

  • do mercado
  • do produto e
  • das atitudes do empreendedor.
  • Serve para: apresentação a investidores e financiadores, também para gestão e estratégia como balizador das ações.
  • Estudo de viabilidade financeira;
  • Levantamento de modelos e cenários;
  • Investimentos pré-operacional;
  • Servir de ponto de partida estrutural e estratégico para o negócio.
  • Abordando diversas áreas e envolve necessidade de conhecimento multidisciplinar para abordar áreas de: Finanças, operações, pessoas, processos, clientes, precificação, estrutura de investimentos, resultados, itens pré-operacionais.
É por meio dele que você terá informações detalhadas do:
  • Ramo,
  • Produtos e serviços,
  • Clientes,
  • Concorrentes,
  • Fornecedores ,
  • Pontos fortes e fracos do negócio.
Contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa. 

Serve para …

  • Quem está abrindo o negócio;
  • Quem está ampliando o empreendimento;
  • Evitar que erros sejam cometidos pela falta de análise;
  • Diminuir as incertezas do seu negócio;
  • Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
  • Orientar a expansão de empresas já em atividade;
  • Apoiar a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias;
  • Facilitar a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
  • Captar recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

 

*Fábio Lima é consultor empresarial,  executivo de finanças,  master coach e CEO da Light Consulting & Coaching – especialista em soluções em consultorias e mentorias para empresários e gestores. www.lightconsulting.com.br

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