A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26/01), uma operação em Florianópolis para cumprir mandados de busca e apreensão ligados ao caso de maus-tratos contra o cão Orelha. A ação envolveu a Delegacia de Proteção Animal (DPA) e a Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (DEACLE) da Capital, com apoio da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC).
Os mandados saíram dentro das investigações sobre atos infracionais de maus-tratos a animais e outros ilícitos supostamente cometidos por adolescentes. Além disso, a polícia também apura o crime de coação no curso do processo, com fatos registrados na região da Praia Brava.
Para preservar provas, os agentes cumpriram mandados em residências de adolescentes suspeitos e, ainda, nas casas dos responsáveis legais. Ao mesmo tempo, eles realizaram buscas em endereços ligados a adultos investigados por suposta coação no andamento do processo.
Durante a operação, a polícia apreendeu aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, que agora passarão por análise. Ainda hoje, diversas pessoas prestam depoimento sobre o caso.
A investigação da DPA e da DEACLE apontou quatro jovens como suspeitos dos atos infracionais de maus-tratos. Paralelamente, a polícia identificou três adultos, todos familiares dos adolescentes, suspeitos de coagir testemunhas e atrapalhar o andamento do processo.
Os investigados seguem sendo ouvidos nesta segunda-feira. Em seguida, a polícia encaminha os autos ao Poder Judiciário, com encaminhamento também ao Ministério Público para análise.











