Polícia Civil de SC e GAECO combatem golpe do falso advogado

Policiais reunidos se preparando para cumprir mandados da Operação Fake Law, que combate o golpe do falso advogado.
Foto: PCSC/Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta quinta-feira a Operação Fake Law. A ação ocorreu em conjunto com o GAECO e o CyberGAECO. Ela investiga um grupo especializado no golpe virtual conhecido como falso advogado.

A Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), do Departamento de Investigação Criminal de São José, cumpriu dez mandados de busca e apreensão. Além disso, a polícia determinou o sequestro de bens dos suspeitos. As ações ocorreram nas cidades de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, no Ceará.

Durante a investigação, os policiais descobriram que os criminosos coletavam informações reais de advogados catarinenses. Eles agiam em ambientes virtuais, muitas vezes usando vazamento de dados. Em seguida, contatavam clientes, alegando um suposto “ganho de causa”. As vítimas, então, eram induzidas a fazer transferências financeiras.

Publicidade

Os mandados foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São José. Além disso, a Justiça autorizou bloqueio de contas e indisponibilidade de bens dos envolvidos.

O inquérito policial segue em tramitação no DIC de São José. A polícia ainda analisa todo o material apreendido.

Publicidade
COMPARTILHAR