Na manhã de terça-feira (16/12), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação Carta Contemplada por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça (DPCO). A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Palhoça e São José.
As investigações começaram depois que a polícia identificou a atuação de um casal suspeito de aplicar golpes com falso consórcio contemplado. Desde então, os investigadores já identificaram ao menos oito vítimas em um curto período. Além disso, o prejuízo estimado supera R$ 500 mil.
Durante as buscas, os policiais apreenderam cerca de R$ 78 mil em dinheiro. Também recolheram uma maleta de pistola, munições, um videogame, um notebook MacBook, caixas de celulares iPhone e diversos cartões bancários.
Os suspeitos respondem por estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O esquema envolvia a oferta de uma suposta carta de consórcio já contemplada. Com isso, os investigados faziam promessas falsas e levavam as vítimas a acreditar na compra rápida e facilitada de um bem. Em seguida, as vítimas realizavam pagamentos iniciais, apresentados como parcela de entrada ou taxa administrativa. No entanto, após o prazo prometido para a liberação do crédito, o bem não era entregue. Diante disso, as vítimas percebiam o golpe e não conseguiam reaver os valores pagos, o que gerava prejuízo financeiro.
As investigações continuam para localizar os suspeitos e outros possíveis envolvidos. Ao mesmo tempo, a polícia trabalha para identificar novas vítimas e esclarecer totalmente os fatos.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Palhoça.











