Por enquanto, uso da terceira faixa da Via Expressa não será exclusivo para ônibus

    Construção das terceiras faixas da Via Expressa, entre Florianópolis e São José, pode ter primeira liberação ainda em março, mas sem o corredor de ônibus

    foto superior da rodovia mostrando trânsito de um lado e a terceira faixa em construção ao centro da imagem
    Terceira faixa que leva da Ilha à BR 101 pode ser liberada para o tráfego neste mês - Foto: Lucas Cervenka/CSC

    O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) trabalha com a perspectiva de abrir para o uso já em março da faixa adicional da Via Expressa, entre Florianópolis e São José, no sentido Ilha-BR 101.

    A possibilidade de uso exclusivo para o transporte coletivo e veículos de emergência ainda não foi discutida. No entendimento do Dnit, a sugestão é para que seja um corredor de ônibus, fortalecendo o transporte coletivo. A liberação, por enquanto, deverá ocorrer sem restrições ao tráfego, sem a chamada faixa exclusiva.

    O departamento informou nesta quinta (7/3) que a liberação será provisória, pois faltará a camada asfáltica de uniformização e reforço para posterior sinalização definitiva, serviço que iniciará após a liberação provisória do sentido contrário, que deve ficar pronto no prazo contratual de 12 meses, até outubro.

    Publicidade

    O órgão, porém, ainda não iniciou a discussão com outros entes públicos – prefeituras, Assembleia e Governo do Estado – sobre as possibilidades de uso.

    “Cabe ao Dnit, executor da obra, promover o debate e a busca da solução que melhor contemple a população. O órgão constrói a terceira faixa para melhorar a mobilidade. Vários entes devem entrar na discussão para definição até mesmo da sinalização”, diz nota enviada pelo Dnit.

    A construção das terceiras faixas em cada sentido teve início em setembro de 2018.

    Publicidade