Postos de saúde abrem neste sábado para mutirão do Outubro Rosa

    Três cidades da Grande Florianópolis fazem Dia D

    Como acontece desde 2008, a campanha Outubro Rosa está mobilizando o Brasil com o objetivo de conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o que mais mata mulheres no país. São 15 mil mortes por ano, o que representa 2,5% das mortes de mulheres. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões brasileiras, menos na Norte, onde o câncer do colo de útero mata mais.

    Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022 o Brasil diagnosticará 66 mil novos casos da doença — 99% em mulheres e apenas 1% em homens. Os diagnósticos avançados representam 40% dos casos. O Inca alerta que uma entre doze mulheres no Brasil terá câncer de mama e a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto.

    A doença geralmente se manifesta através de um nódulo irregular, duro e indolor. A pele da mama pode ficar avermelhada, com alterações no mamilo e saída espontânea de líquido. Segundo o Inca, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Diversos fatores são relacionados ao câncer de mama e o risco de desenvolver a doença aumenta para mulheres acima de 50 anos. Por isso, aquelas que tem entre 50 e 69 anos, devem fazer a mamografia a cada dois anos.

    Publicidade

    Combater fatores de risco também é essencial para a prevenção, como sedentarismo, obesidade, consumo de bebida alcoólica e sobrepeso após a menopausa. Segundo o INCA, apenas entre 5% e 10% dos casos estão relacionados com causas hereditárias ou genéticas.

    Dia D neste sábado (22)

    Com intuito de diagnosticar possíveis casos de câncer de mama, três cidades da Grande Florianópolis fazem o Dia D do Outubro Rosa neste sábado (22) – em Biguaçu, Florianópolis e São José. Palhoça realizou o mutirão no sábado passado.

    Em Biguaçu só não participam da ação apenas as UBS da Estiva, Fazenda e Sorocaba de Fora, as demais unidades estarão em funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 16h. Não é necessário agendar, o atendimento será feito por ordem de chegada.

    Em Florianópolis serão 34 postos de saúde abertos neste sábado, das 8h às 17h. Serão oferecidos alguns procedimentos, como exames preventivos e inserção de DIU, testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), auriculoterapia, consultas médicas e de enfermagem, além de rodas de conversas e palestras, entre outras atividades. A programação pode variar em cada Centro de Saúde.

    Em São José a previsão é de abertura de todas unidades básicas de saúde.

    Publicidade