Praias de Coqueiros estão menos poluídas do que a Lagoa da Conceição

    Nos últimos 12 meses, balneários mais utilizados por banhistas no bairro Coqueiros, na região continental de Florianópolis, têm apresentado menos poluição por esgoto do que a Lagoa da Conceição.

    Conforme relatório do IMA divulgado nesta sexta-feira (19/1), a Praia do Meio está própria para banho nesta semana, enquanto da Praia da Saudade não apresenta condições adequadas. Já na Lagoa, mais uma vez, 8 dos 9 pontos analisados estão impróprios para banho, situação que tem se repetido nos últimos verões.

    A Praia da Saudade foi considerada imprópria para banho em 32% das análises no último ano, enquanto a Lagoa da Conceição como um todo ficou em 42%, mesmo índice para a Praia do Meio, porém com menor média de quantidade de coliformes fecais.

    Publicidade

    Acompanhe notícias de Florianópolis pelo Whatsapp

    Em média, nos últimos 12 meses, os 9 pontos de análise na laguna da ilha apresentam 2.054 coliformes fecais por 100 ml de água, enquanto na Praia da Saudade a média está em 1.353/100ml e na do Meio 849/100ml. Os números representam a quantidade de bactérias escherichia coli, principal indicador de esgoto doméstico.

    As análises em Coqueiros são feitas em apenas duas praias com maior utilização dos banhistas; locais como a Praia do Riso e a pequena praia ao lado do Parque de Coqueiros não são analisados por não serem considerados como pontos de banho.

    Ambos os bairros receberam equipes de fiscalização das ligações de esgotos domésticos nos últimos anos para tentar evitar que os dejetos cheguem à água; na Lagoa da Conceição o programa ainda está vigente. Um relatório do departamento de Geociências da UFSC, finalizado em dezembro, aponta que a lagoa ainda sofre com “zonas mortas”, com pouco oxigênio, provocadas pelo rompimento da lagoa de evapoinfiltração em janeiro de 2021.

    Relatório

    Conforme o último relatório do IMA, dos 87 pontos analisados na capital, 57 estão adequados para banho, o que equivale a 65,52%. Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 147 estão próprios para banho, o que representa 61,76%.

    Publicidade
    COMPARTILHAR