Preços de educação e alimentos sobem em Florianópolis

    O Índice de Custo de Vida (ICV) de Florianópolis mostrou que os preços dos produtos e serviços consumidos pelas famílias subiram 0,72% em fevereiro. Esse percentual foi igual ao do mês anterior, mas menor do que o registrado em fevereiro do ano passado. A alta na inflação em fevereiro foi impulsionada pelo aumento nas despesas com educação, que subiu em média 6,14% devido ao início do ano letivo. Essa alta representou mais da metade da composição do índice de inflação do mês.

    O índice geral de inflação do primeiro bimestre de 2023 em Florianópolis foi de 1,45%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses caiu para 4,36%. Os números foram calculados pela Udesc, por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

    Além disso, os preços dos alimentos desaceleraram em fevereiro, com uma elevação de 0,30%, sendo que os preços das refeições em restaurantes e lanchonetes ficaram praticamente estáveis. Já os preços dos transportes tiveram uma queda de 0,29% em fevereiro, em razão da redução dos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina.

    Publicidade

    Contrastando com a alta da gasolina verificada nos postos a partir de 1º de março, motivada pela retomada parcial da cobrança de impostos federais, ao longo de fevereiro os combustíveis ficaram na verdade mais baratos (-1,20%). A queda se deveu justamente ao preço da gasolina (-1,7%). Etanol e diesel ficaram estáveis. Essa redução foi suficiente para que o grupo dos preços de produtos e serviços ligados aos transportes também tivesse redução em fevereiro (-0,29%).

    Publicidade
    COMPARTILHAR