Prefeitura altera sistema de impostos e informações territoriais de Florianópolis

Novo sistema tributário promete ser mais ágil e portal de geoprocessamento irá disponibilizar mapas da cidade

A prefeitura de Florianópolis iniciou mudanças no Sistema Tributário Municipal (STM) e no geoprocessamento da cidade. Segundo o poder executivo as alterações são para modernizar e dar mais agilidade nos serviços, o que também deverá significar economia ao município.

Nesta sexta-feira (16/9) começa a implantação de fato do novo software do STM, planejada há quatro anos. O programa vai alterar uma série de procedimentos fiscais que envolvem o pagamento do ITBI e IPTU. A promessa é que o sistema torne o serviço mais ágil.

A migração dos dados inicia às 17h e será concluída às 8h de 4 de outubro, quando o novo software entra em funcionamento e a maioria dos serviços serão restabelecidos. Durante a mudança do antigo para o novo sistema, haverá a indisponibilidade temporária de uma série de funcionalidades.

Publicidade

Conforme esclarece a prefeitura, as empresas cadastradas no município poderão continuar a usar o sistema de notas fiscais normalmente para a emissão durante a mudança do STM e o atendimento no Pró-Cidadão também não sofrerá alteração.

Geoprocessamento

Ipuf, irá lançar no próximo mês o portal GeoFloripa, uma nova plataforma de ferramentas, serviços automatizados e repositório de dados geoespaciais sobre Florianópolis. A ideia é facilitar o acesso a informações essenciais da cidade para a população. Atualmente, a plataforma recebe ajustes estruturais e deve estar disponível ao fim do período transição, que se encerra em 10 de outubro.

Dentro do GeoFloripa, o cidadão vai conseguir emitir documentos oficiais, realizar consultas automatizadas para viabilidade de instalação e construção. Além disso, será possível acessar os mapas físico-políticos de Florianópolis e GeoPortal: um mapa interativo completo com dados geoespaciais, mapas do município e diversos serviços automatizados. O mapa permite a visualização da cidade em camadas, voltadas para temas específicos como aspectos ambientais, de saúde, mobilidade e relacionados ao Plano Diretor da cidade.

Publicidade
COMPARTILHAR