Prefeitura de Palhoça inicia trabalho para retirar cavaletes publicitários das calçadas

Palhoça cavaletes calçadas - dois cavaletes em frente a comércio em calçada em palhoça
Prefeitura iniciou trabalho de conscientização para retirada das placas das calçadas - Google/Reprodução/CSC

A Prefeitura de Palhoça está lançando o programa Calçada Livre, com o objetivo de garantir que pedestres possam circular livremente pelos passeios do município através da retirada de cavaletes publicitários e outros tipos de placas que possam dificultar a acessibilidade.

Equipes das secretarias de Segurança Pública e Infraestrutura vão fiscalizar a retirar das calçadas todos os objetos que possam atrapalhar ou impedir a passagem dos pedestres. Em um primeiro momento, os profissionais do setor de fiscalização do município farão contato com comerciantes para orientá-los a retirar veículos publicitários como placas, cavaletes, faixas e pneus de calçadas e postes. Se a orientação não for cumprida, os comerciantes serão notificados, e o material, recolhido.

“Já iniciamos, também, um movimento de padronização dos passeios no Centro e no Bela Vista, e vamos ampliar o trabalho para os outros bairros de Palhoça”, explica o prefeito Eduardo Freccia.

Publicidade

Além de dificultar a passagem de pedestres, a utilização dos passeios para a instalação de veículos publicitários produz poluição visual. O prefeito de Palhoça espera que os comerciantes tenham bom senso ao respeitar as determinações legais. “Todos precisam fazer sua parte para manter a limpeza visual e garantir que os pedestres possam circular livremente pelas calçadas do nosso município”, expressa Freccia.

Publicidade