Prefeitura de São José confirma que vai transferir todos os alunos do USJ

Centro Universitário Municipal de Sâo José (USJ) não tem sede própria, tem quatro cursos, com cerca de 930 estudantes e que deverão ser transferidos para outras instuições de ensino - PMSJ/Divulgação/CSC
Centro Universitário Municipal de Sâo José (USJ) não tem sede própria, tem quatro cursos, com cerca de 930 estudantes e que deverão ser transferidos para outras instuições de ensino - PMSJ/Divulgação/CSC

Após a divulgação de que o Centro Universitário Municipal de São José (USJ) será fechado por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, a prefeitura reiterou os argumentos que ambasam a decisão e confirma que todos os 927 alunos da instituição serão transferidos. Os 57 profissionais que lecionam no USJ serão demitidos conforme regras da CLT.

Em nota publicada nesta quarta-feira (18/8), a prefeitura afirma que os recursos para manutenção do centro universitário são escassos, com a necessidade de dobrar a quantidade de cursos de graudação, e que a prioridade é o ensino infantil e fundamental.

Confira o posicionamento da Prefeitura de São José

Publicidade

Em relação às recentes decisões sobre o Centro Universitário de São José, e, em respeito a todos os cidadãos do município, a Prefeitura Municipal traz alguns esclarecimentos.

Não restam dúvidas que São José merece um ensino superior de qualidade, público e gratuito. A prova disso é que, desde o início da atual gestão, não medimos esforços pela permanência do Centro Universitário no município.

A USJ tem o nosso mais profundo reconhecimento, mas também é sabido que, há algum tempo, necessita de novos e maciços investimentos em modernização tecnológica, infraestrutura e aprimoramento do corpo docente. Infelizmente, os recursos orçamentários da Prefeitura são cada vez mais limitados, principalmente nesse momento de enfrentamento da pandemia.

Para renovar o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação, a Legislação Federal exige que a Prefeitura dobre a oferta de cursos, o que seria um desafio muito além do que já enfrentamos hoje.

Para cumprir essa determinação, seria necessário um alto investimento, o que afastaria a Administração Pública municipal de sua responsabilidade primária, que é priorizar e garantir o atendimento à educação infantil e ao ensino fundamental, nosso dever constitucional.

Dessa forma, acatamos o Procedimento Administrativo proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina – MPSC – que recomenda o descredenciamento do Centro Universitário de São José.

Nesse momento, cabe ressaltar que, de forma alguma, a Prefeitura de São José permitirá que os sonhos e projetos futuros dos estudantes da USJ sejam interrompidos.

Sendo assim, estabelecemos a imediata criação de um novo programa educacional, com o objetivo de continuar a ofertar ensino superior de qualidade aos cidadãos josefenses. Com isso, iremos garantir a transferência dos alunos de todos os cursos ofertados pelo Centro Universitário de São José para outras instituições de ensino superior, assegurando o custeio das despesas até a conclusão regular de cada curso. Assim, também, iremos proceder com as rescisões dos servidores do Centro Universitário, que são empregados públicos com contratos de trabalho regidos pela CLT.

Publicidade
COMPARTILHAR