Prefeitura de São José e Sindicato fecham acordo da data base 2019

Acordo foi fechado nesta sexta-feira (24/5) com reposição da inflação de 5,074%, paga em duas parcelas

Cerca de 900 servidores estiveram reunidos nesta semana no clube 1º de Junho para avaliar e aprovar a proposta - Foto: Sintram-SJ/Divulgação/CSC

Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24/5), o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de São José(Sintram-SJ) aceitou a proposta apresentada pela Prefeitura de São José para a data base 2019. Pelo acordo, a reposição da inflação de 5,074%, medida pelo INPC, será paga em duas parcelas: a primeira de 3,55% na folha de maio e a segunda, de 1,52%, em agosto.

No projeto de lei enviado e aprovado pela Câmara Municipal nesta semana, a segunda parcela da reposição seria paga em outubro. Por este motivo, a prefeitura encaminhará um novo projeto ao legislativo com esta alteração.  No mesmo projeto será incluído artigo do reajuste do auxílio alimentação e o reajuste do teto do benefício.

Entre outros pontos da pauta, ficou acordado que a Secretaria Municipal de Administração, em conjunto com o Sintram-SJ, vai elaborar uma proposta de criação e estruturação do Programa Municipal Especializado em Saúde do Trabalhador.

Cláusulas do acordo além das econômicas
Publicidade

Para o Sintram, o acordo foi positivo, pois irá melhorar não apenas a questão econômica, como também as condições de trabalho dos servidores.

“A categoria gostou porque não ficamos apenas nas cláusulas econômicas, mas também nos programas para os servidores e a promessa de abertura de concursos para a Saúde e Administração”, disse em entrevista o presidente do sindicato, Marcos Aurélio dos Santos.

De acordo com Marcos, a prefeitura deve nos próximos dias publicar os editais de concursos para essas áreas que, com mais servidores, melhorarão o atendimento à população e as condições de trabalho dos servidores.

Ele também comemora que agora os servidores da Saúde poderão remanejar seu local de trabalho antes da entrada de novos concursados. Antes, apenas quem entrava poderia escolher onde trabalhar. Agora a preferência é para quem já está no serviço municipal. Em relação aos agentes de endemias será enviada para a Câmara projeto de lei para aprovar o pagamento do piso nacional, regulamentado em janeiro deste ano.

Publicidade
COMPARTILHAR