Depois de um fim de semana instável em Santa Catarina, o tempo firme começa a se estabelecer a partir da tarde desta segunda-feira (22/09), primeiro dia da primavera. Com isso, o afastamento da frente fria dá lugar a uma massa de ar seco e frio. Consequentemente, as temperaturas caem e as condições do tempo melhoram. A nova estação começa oficialmente às 15h19 (horário de Brasília).
A queda de temperatura será mais sentida durante a noite de segunda e a manhã de terça-feira (23). As mínimas variam de 5°C a 10°C no Grande Oeste e Planaltos, podendo ser menores nos pontos mais altos da Serra. Enquanto isso, no Litoral, ficam entre 10°C e 15°C. Além disso, os ventos do quadrante Sul se intensificam, com rajadas entre 50 e 70 km/h, podendo ser mais fortes em algumas regiões, principalmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
O mar também fica agitado, com ondas de 2,0 m a 2,5 m e picos de até 3,0 m em alto mar. Por isso, essas condições podem provocar alagamentos costeiros entre segunda e terça-feira, em cidades como Florianópolis e Itajaí. Na quarta-feira (24), a circulação marítima mantém chances de chuva fraca nos extremos do dia no Litoral. Já no fim de semana, uma nova frente fria deve se aproximar do estado, trazendo instabilidade especialmente para o Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Ocorrências recentes
A Defesa Civil de Santa Catarina já vinha emitindo alertas para o fim de semana, quando, temporais intensos atingiram o Oeste. Meteorologistas monitoram a situação 24 horas por dia e emitem avisos em tempo real. Além disso, coordenadorias regionais acompanham de perto os municípios afetados. Técnicos e agentes estão em campo avaliando danos e oferecendo apoio humanitário.
Até o meio-dia desta segunda-feira, 25 municípios registraram prejuízos causados por chuvas intensas, granizo e vendavais. Três deles – Barra Bonita, Entre Rios e Rio Negrinho – decretaram situação de emergência e recebem itens de assistência humanitária. Enquanto isso, outros quatro municípios avaliam a necessidade de emitir decretos.
Previsão para a primavera 2025
A primavera vai de 22 de setembro a 21 de dezembro. A estação marca o retorno das chuvas frequentes e volumosas, o que aumenta o risco de temporais. Segundo o 232º Fórum Climático Catarinense, com participação da Defesa Civil, as precipitações começam a diminuir em outubro e novembro, com volumes abaixo da média, especialmente no Grande Oeste.
Os fenômenos El Niño e La Niña permanecem inativos nos próximos meses. Portanto, as temperaturas devem ficar próximas da normalidade. As tardes serão mais quentes que no inverno, mas as manhãs ainda terão condições amenas. No entanto, não estão descartados episódios de frio fora de época, e no Grande Oeste podem ocorrer dias de calor acima da média devido a períodos mais secos.