Primavera será marcada por chuvas mais frequentes em Santa Catarina

    Primavera traz variação de temperaturas e alerta para calor intenso no Grande Oeste de Santa Catarina

    Homem caminhando na chuva com guarda-chuva, representando o início da primavera com aumento das chuvas em Santa Catarina
    Foto: Roberto Zacarias/SECOM/Divulgação

    A primavera de 2025 começa na próxima segunda-feira, dia 22, às 15h19, pelo horário de Brasília. A estação vai até 21 de dezembro. Com ela, as chuvas retornam de forma mais intensa e frequente. Por isso, o risco de temporais e desastres naturais aumenta consideravelmente.

    O alerta vem do 232º Fórum Climático Catarinense, que reuniu especialistas da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC).

    Chuvas voltam com força

    Diferente do inverno, que é mais seco, a primavera marca o início de um período mais chuvoso. Embora setembro deva registrar volumes dentro da média, outubro e novembro tendem a ser mais secos, especialmente no Grande Oeste. Isso ocorre devido ao resfriamento do Oceano Pacífico Equatorial.

    Publicidade

    Apesar disso, os meteorologistas explicam que El Niño e La Niña seguem inativos, já que as condições atuais não são suficientes para a formação dos fenômenos.

    Temperaturas sobem, mas com variações

    As temperaturas devem ficar próximas da normalidade. As tardes serão mais quentes do que no inverno. Por outro lado, as manhãs continuam amenas. Ainda assim, há possibilidade de frio fora de época. Em regiões mais secas, como o Grande Oeste, dias com calor acima da média também podem ocorrer.

    Histórico aponta aumento nos desastres

    Segundo o Perfil Histórico de Desastres da Defesa Civil, os períodos mais críticos vão de setembro a março. Nos últimos 29 anos, mais de 5.500 desastres foram registrados no estado.

    Além disso, o número de alagamentos em setembro e outubro é mais que o dobro do que ocorre em julho e agosto. Os deslizamentos também aumentam significativamente, embora comecem a reduzir em novembro.

    Recomendações da Defesa Civil 
    • Em dias frios, proteja crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais;
    • Evite contato com água de enxurradas e não circule em áreas alagadas;
    • Observe sinais de deslizamento, como rachaduras em muros ou árvores inclinadas;
    • Durante temporais, procure abrigo longe de árvores, placas ou objetos soltos.

    Além disso, é fundamental acompanhar os alertas oficiais. A SPDC publica boletins diários com atualizações sobre o clima em Santa Catarina.

    Publicidade