Primeira neve do ano é registrada em Santa Catarina nesta quinta-feira

    Fenômeno foi confirmado em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici; temperaturas seguem em queda no estado

    Foto: Secom GOVSC/Divulgação

    A madrugada desta quinta-feira (29/05), marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina neste ano. O fenômeno, embora isolado, foi confirmado em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra catarinense.

    Desde o início da semana, a Defesa Civil já alertava sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio. Assim, as chances de neve ou chuva congelada aumentaram, especialmente nas áreas mais altas do estado.

    Para que a neve ocorra, é preciso que a temperatura esteja próxima ou abaixo de 0°C e haja umidade disponível na atmosfera. Nesta madrugada, as condições se alinharam. Em Urupema, por exemplo, os termômetros marcaram -1,4°C, com nuvens e garoa leve.

    Neve se acumulou em várias cidades
    Publicidade

    Como resultado, a neve foi suficiente para se acumular em ruas, gramados, telhados e veículos. As cidades de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra registraram o fenômeno ao amanhecer.

    Foto: Jorge Muniz/Divulgação

    Além disso, imagens do satélite GOES-19 mostraram a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul. Esse sistema ajudou a reforçar a frente fria e criou o ambiente ideal para a neve.

    Temperaturas mínimas registradas:
    • Urupema: -1,4°C
    • São Joaquim: -0,1°C
    • Urubici: -0,1°CÁgua Doce: 0,7°C
    • Tangará: 1,5°C
    • Bom Jardim da Serra: 2,1°C
    • Fraiburgo: 2,4°C
    • Campos Novos: 2,7°C
    • Lages: 3,4°C
    Frio vai se intensificar nas próximas madrugadas

    Conforme a previsão, o frio deve aumentar ainda mais nos próximos dias. Espera-se novas mínimas negativas, principalmente nos Planaltos e no Oeste catarinense. Além disso, a formação de geada ao amanhecer é bastante provável.

    Previsão de mínimas para sexta-feira, 30:

    • Planalto Sul: -3°C
    • Meio-Oeste e Planalto Norte: -1°C
    • Extremo Oeste, Oeste e Grande Florianópolis Serrana: 1°C
    • Litoral Sul: 6°C
    • Alto Vale do Itajaí: 2°C
    • Médio Vale: 6°C
    • Baixo Vale e Litoral Norte: entre 8°C e 9°C

    Enquanto isso, a Defesa Civil segue monitorando as condições. O órgão orienta os moradores, especialmente das regiões serranas, a redobrarem os cuidados com o frio.

    Fim de semana será gelado, mas com sol

    Apesar do frio intenso, o sol deve predominar no fim de semana. Isso deve garantir tardes mais amenas, mesmo com noites e manhãs ainda geladas. O cenário segue típico de outono, mas com características de inverno antecipado. Por isso, é fundamental manter atenção às atualizações climáticas nos próximos dias.

    Foto: Jorge Muniz /Divulgação
    Publicidade