Produção industrial apresenta crescimento em Santa Catarina, segundo IBGE

    Estado superou a média nacional, segundo pesquisa de setembro 

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último domingo (8/11) os dados da pesquisa industrial mensal, referente ao mês de setembro. Dos 15 locais pesquisados, 11 tiveram crescimento industrial na série livre de influências sazonais, incluindo Santa Catarina, com 4,5%, maior que a média nacional e recuperando a produção pré-pandemia.

    Em março, com o início da pandemia no estado, Santa Catarina apresentou um número negativo de -18,5%, com recuperação nos meses seguintes chegando a 4,5% de crescimento das atividades industriais, acima dos 2,6% da média nacional, na passagem de agosto para setembro. O número reflete o retorno de produção nas unidades produtivas após paralisações e efeitos gerados pela pandemia da Covid-19. 

    Comparado com setembro de 2019, o estado ainda teve um crescimento industrial de 7,6%, com destaque para as indústrias de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 2,82%, máquinas e equipamentos, 2,63%, e produtos têxteis, 1,69%.

    Publicidade

    Segundo o estudo, outros locais que ficaram acima da média foram no Paraná (7,7%), Amazonas (5,8%), São Paulo (5,0%), Espírito Santo (5,0%), Rio Grande do Sul (4,5%) e Bahia (4,0%). Além deles, tiveram saldo positivo Minas Gerais (1,9%), Ceará (1,3%), Região Nordeste (1,1%) e Goiás (0,4%). Já Mato Grosso (-3,7%), Rio de Janeiro (-3,1%), Pará (-2,8%) e Pernambuco (-1,3%) apresentaram resultados negativos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR