Telmo Pedro Vieira, professor da UFSC em Antropologia Social, lança a obra “Devoções e Crenças Luso-Açorianas”, em 26 de março. O evento será na Biblioteca Pública de Santa Catarina, no Centro da capital, às 19h30.

Sinopse

O leitor tem em mãos uma obra que há de se tornar referência nos estudos sobre religião e religiosidade de base luso-açoriana encontrada em todo Brasil, de forma pontual em Santa Catarina. As heranças deixadas pelos açorianos que chegaram a Santa Catarina entre 1748 e 1754 ainda são muito visíveis e vivenciadas com muito entusiasmo pelas gerações de seus descendentes espalhados pelo litoral de Santa Catarina.

As festas do Divino Espírito Santo em mais de 60 comunidades do litoral catarinense, a procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis e as Bruxas de Franklin Cascaes ganham destaque do autor.

Publicidade

A obra tem um caráter didático bastante importante. É um retrato sucinto e tão bem feito da saga açoriana que deixa um legado para que as futuras gerações conheçam suas raízes e entendam as idiossincrasias desse povo singular que habita o litoral de Santa Catarina há mais de 270 anos. Praticamente todas as manifestações religiosas praticadas pelos descendentes de açorianos em Santa Catarina estão explicadas e analisadas nesta obra. O leitor pode ter a certeza de que aqui esta é uma obra que alcança o objetivo a que se propôs.

Publicidade
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here