Projeto voluntário oferece ceia de Natal para mais de 100 moradores de rua de São José

Ex-moradores de rua também estarão presentes, dando seus depoimentos e mostrando que é possível mudar de vida

grande mesa com comidas e voluntários ao redor; um homem sentado à mesa comendo
Foto: Divulgação

Pequenos gestos fazem a diferença, especialmente no Natal. É com esse pensamento que Cristina de Sousa, em parceria com o Grupo de voluntárias do Bem de São José irá realizar na noite desta sexta-feira (21/12) a segunda edição do projeto “Ceia de Natal de Moradores de Rua” , na Praça Eugênio Raulino Koerich, localizada em frente à igreja matriz do bairro Kobrasol em São José . A iniciativa vai antecipar o Natal e proporcionar uma ceia para mais de 100 pessoas em situação de rua.

A programação começa por volta das 17h, com o projeto “Banho Solidário”, que, gratuitamente, oferecerá banhos, roupas e kits higiênicos para os moradores da Praça e da região. Logo em seguida, uma mesa será montada no meio da praça com comidas típicas natalinas. Também serão distribuídos brinquedos para as crianças cadastradas e ao fim do jantar cada morador será presenteado com um panetone. Bandas e coros também estão previstos na celebração e se apresentaram durante a ceia.

Quem também irá participar da ação será Marjory Porto, que se tornou conhecida nacionalmente com por participação no Ídolos 2011. Além disso, ex-moradores de rua também estarão presentes, dando seus depoimentos e mostrando que é possível mudar de vida.

Publicidade

“Não incentivamos ninguém a ficar na rua. Deixamos bem claro para os voluntários que aderem a nossa ação que eles têm que interagir com o morador de rua e identificar quem quer sair da rua.Vamos continuar dando esse respaldo e vamos ajudar a dar encaminhamentos para que aqueles que quiserem possam sair desta situação de vulnerabilidade”, explicou Cristina de Sousa. Segundo ela , uma das formas de ressocialização é por meio do Projeto de Lei nº 004/2018 (“Empresa Acolhedora”) que foi aprovado em votação histórica na Câmara Municipal de São José este ano. O texto dispõe sobre a reserva de 2% das vagas de emprego para pessoas em situação de rua em empresas conveniadas com o poder público.

“Nosso objetivo é trazer visibilidade para o problema. Queremos que o morador de rua seja visto e ressocializado”, disse Silvânia dos Santos, do Grupo Voluntárias do Bem.

Publicidade
COMPARTILHAR