Proteína cultivada motiva parceria entre UFSC e JBS em Florianópolis

Parceria UFSC e JBS deve impulsionar pesquisas sobre proteína cultivada no Brasil
Parceria UFSC e JBS deve impulsionar pesquisas sobre proteína cultivada no Brasil - Foto: UFSC/Divulgação/CSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o JBS Biotech Innovation Center formalizaram na segunda-feira (20/11) uma parceria para colaboração em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de biotecnologia de alimentos, com foco na produção de proteína cultivada.

Assinado pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e pelo CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, o acordo visa criar um produto obtido por multiplicação celular, eliminando a necessidade de abate animal, com a meta de alcançar uma proteína cultivada com textura e propriedades nutricionais semelhantes às da proteína animal convencional.

A UFSC tornou-se a primeira universidade a integrar a rede de colaboração do JBS Biotech Innovation Center, permitindo que seus pesquisadores usem as instalações do Centro de Inovação da JBS para conduzir trabalhos científicos. Previsto para ser concluído em 2024, o Centro de Inovação, localizado no Sapiens Parque em Florianópolis, busca ser a principal instituição privada de pesquisas em biotecnologia de alimentos no Brasil.

Publicidade

Tomazoni, que é formado em Engenharia Mecânica pela UFSC, ressaltou a importância do Brasil desenvolver tecnologia própria para competir globalmente na biotecnologia, acelerando o país nesse campo. Já o reitor comentou que o campo pode inclusive ser estudado na universidade: “Um protocolo dessa natureza pode acrescentar com propostas e mudanças nas disciplinas dos cursos, começando por uma disciplina optativa e depois até gerar atualizações no currículo de toda a universidade”.

Publicidade
COMPARTILHAR