Psicologia ao alcance de todos: ação social no próximo sábado (22), em Florianópolis

vulto de um homem passando em frente a uma entrada de garagem
O mês de setembro já é marcado por ações que abordam a questão da saúde mental coletiva, tratada de forma individual, abordando os problemas da depressão e outras doenças psicológicas - Foto: Divulgação

A Associação Instituto Movimento (Assim) estará neste sábado (22/9) na Praça Governador Celso Ramos, Florianópolis, para levar a psicologia junto da comunidade.

Mais de 20 psicólogos da ONG oferecerão sessões gratuitas e explicação sobre o que é terapia. A iniciativa busca desmistificar e aproximar pessoas para estarem em psicoterapia.

A Assim (Associação Instituto Movimento) é uma instituição sem fins lucrativos nascida em 2007 e que presta atendimento psicológico gratuito ou a preço social para pessoas de baixa renda. A Instituição foi criada a partir da ampliação do Programa Clínica Social do Movimento, da Clínica e Escola Sistêmica, que já atendia este público – em menor escala – desde 1994. Os Psicólogos Voluntários são profissionais e estudantes formados pelo Movimento – Clínica e Escola Sistêmica.

Publicidade

No último ano, a Assim realizou mais de 8 mil atendimentos gratuitos e a preço social e a expectativa é que o númedo dobre essa ano, após a ampliação da estrutura que hoje oferece em média 200 atendimentos semanais. E tudo isso graças a uma equipe com mais de 60 profissionais voluntários envolvidos na rede de carinho e respeito oferecidos pela entidade. Em toda a história do projeto, mais de 20 mil pessoas já foram acolhidas. De acordo com a psicóloga e presidente da Assim, Telma Lenzi, os programas que a entidade desenvolve têm como objetivo acolher todas as pessoas que se encontram em sofrimento emocional.

“Estamos com vagas em aberto e sabemos que muitas crianças, jovens e adultos necessitam de tratamento, mas muitas vezes não podem pagar por ele”, comenta Telma. Vale lembrar que para atendimento de menores de idade, os pais devem primeiro entrar em contato com a Assim. Crianças até 12 anos não são atendidas no grupo e de 13 até 17 anos devem vir acompanhados dos pais. Mais informações pelo telefone (48) 3223-3598.

Publicidade
COMPARTILHAR