Quatro empresas vão elaborar estudos para transformar a orla da Beira-Mar de São José. Os projetos envolvem a criação de um Complexo Náutico e de um Complexo de Eventos na região da Baía Sul, também conhecida como Angra de São José.
No início deste mês, o Conselho Gestor de Concessões e Parcerias Público-Privadas homologou o interesse dos grupos. Os estudos integram os editais de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMIs) nº 002/2025 e nº 003/2025. Ambos buscam estruturar futuras concessões com participação da iniciativa privada.
Receberam autorização os seguintes grupos: Consórcio Liminia-Rafta-Horizontes-Estel, Insight Gestão e Consultoria Ltda., LLW – Arquitetura e Consultoria Ltda. e Três Fronteiras Navegação e Turismo Ltda. Esta última vai atuar exclusivamente no projeto do Complexo Náutico.
Estudos terão prazo de 150 dias e não garantem exclusividade
A aprovação foi unânime. O parecer técnico da Comissão de Apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) embasou a decisão. Com isso, as empresas vão realizar estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica, ambiental, de engenharia e arquitetura.
Além disso, o edital estabelece prazos e condições para a entrega. Cada empresa terá 150 dias para concluir os estudos e encaminhar os projetos ao Conselho Gestor. Depois disso, a Prefeitura de São José fará a análise, selecionará a melhor proposta e abrirá licitação para a execução das obras.
Segundo o prefeito Orvino Coelho de Ávila, o movimento reforça o potencial do município. “É muito significativo ver quatro empresas qualificadas querendo contribuir com a transformação da nossa Beira-Mar”, afirmou. Ele destacou também o compromisso da gestão com o crescimento da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvinei Vasques, ressaltou a eficiência do modelo. “As PMIs permitem à Prefeitura receber estudos aprofundados sem custo direto nesta fase”, explicou. Além disso, ele apontou que o modelo atrai a expertise do setor privado e garante projetos sólidos.
As reuniões aconteceram no Centro Administrativo Municipal. A secretária de Governo, Méri Terezinha de Melo Hang, presidiu os encontros. As atas serão publicadas no site oficial da Prefeitura e no Diário Oficial do Município.
Os projetos
O Complexo Náutico contará com marina, atracadouro, hotel, escola do mar, bares, restaurantes, trapiche, áreas esportivas, setor de serviços náuticos e urbanização da orla.
Já o Complexo de Eventos prevê a reestruturação do atual Centro Multiuso. O projeto inclui arena coberta, auditórios, hotel, centro gastronômico e estacionamento.