Santa Catarina tem grande melhora no risco à Covid – matriz tem diminuição em 8 regiões

    A matriz de risco à Covid em Santa Catarina deste sábado (25/9) mostra melhora em 8 regiões, o que significa uma grande retração do potencial de danos do coronavírus no estado. Conforme a avaliação, elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maioria das regiões está no patamar de risco alto (amarelo), classificado em 13 regiões; já outras três regiões estão no nível azul (risco moderado) e apenas uma em nível laranja (risco grave).

    Santa Catarina tem grande melhora no risco à Covid - matriz tem diminuição em 8 regiões
    Maior parte de Santa Catarina está no patamar de risco alto (amarelo) ao coronavírus; nova região de classificação é Jaraguá do Sul – SES/Divulgação/CSC

    A novidade dessa matriz, além da redução de risco, é que a SES passou a dividir a região nordeste em duas, agora para a região de Joinville e a região de Jaraguá do Sul, que estão bem distintas: a maior cidade do estado tem a mais alta classificação de risco (laranja), enquanto Jaraguá está no nível moderado de risco à Covid-19, junto com a Serra e o Meio Oeste catarinense.

    As regiões em nível alto elencadas nesse sábado são: Extremo Oeste, Oeste, Xanxerê, Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Planalto Norte, Alto Vale, Médio Vale e Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Carbonífera e Extremo Sul.

    Publicidade

    Ao todo foram 8 regiões que apresentaram redução na classificação de risco em relação à avaliação de semana passada. Outra 9 permanecem em nível estável, sem piora de risco potencial.

    A melhora geral no cenário da pandemia se deve à campanha de vacinação. No momento, prefeituras buscam por pessoas acima de 18 anos que ainda não quiseram se vacinar, assim como a continuidade da imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos e reforço (3ª dose) em idosos.

    Casos ativos de Covid: 8,3 mil

    Santa Catarina tem 1.186.988 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.159.519 se recuperaram e 8.298 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (24). A Covid-19 causou 19.171 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,62%.

    Publicidade