Santa Catarina terá mudanças significativas no tempo neste fim de semana. A passagem de uma frente fria provoca chuva e temporais nesta sexta-feira (4) e no sábado (5). Já no domingo (6), a instabilidade perde força, mas as temperaturas caem e o Litoral terá vento forte e risco de ressaca.
Nesta sexta-feira, o dia começou com muitas nuvens e condições para chuva nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A partir do fim da manhã, porém, a chuva avança para o restante do estado, começando pelo Extremo Oeste.
Entre a tarde e a noite, há condições para temporais com raios, rajadas de vento e granizo, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. O risco varia de baixo a moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica. À tarde, as máximas não passam de 18°C no Litoral Sul e variam entre 22°C e 26°C nas demais regiões.
Sábado terá chuva e temporais
No sábado (5), o tempo continua instável, com chuva e temporais a qualquer momento. Mesmo com o afastamento da frente fria para o mar, o sistema direciona calor e umidade da região amazônica para Santa Catarina. Por isso, permanece o risco baixo a moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Além disso, as temperaturas começam a cair durante a tarde. As mínimas devem ocorrer à noite e variar entre 5°C e 12°C, com valores ainda menores na Serra. Já as máximas não passam de 21°C no Oeste e ficam entre 12°C e 17°C nas demais regiões.
Domingo terá frio, vento forte e ressaca
No domingo (6), a instabilidade se afasta e o tempo volta a ficar estável na maior parte de Santa Catarina. Entretanto, o centro e o leste do estado ainda terão muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada.
As temperaturas permanecem baixas durante todo o dia. Ao amanhecer, as mínimas variam entre 3°C e 11°C, com marcas próximas de 0°C na Serra. À tarde, as máximas ficam abaixo dos 20°C no estado e não passam dos 10°C na Serra. Há risco baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
O vento de sudoeste e sul também ganha intensidade, principalmente no Litoral, com rajadas acima de 60 km/h. Com isso, o mar fica agitado, com ondas de 2 a 2,5 metros e picos de até 3 metros. Há condições para ressaca e risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Frio aumenta no início da próxima semana
Na segunda-feira (7) e na terça-feira (8), o tempo fica firme, com predomínio de sol na maior parte de Santa Catarina. No Litoral e nas áreas próximas, porém, haverá mais nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada nos extremos do dia.
As temperaturas caem ainda mais no início da semana. Assim, o estado terá condições de frio intenso, principalmente durante as noites e madrugadas.











