Santa Catarina vacinou 1,7% de toda a população até o momento

    Nesse ritmo, estado levará mais cinco meses para completar vacinação dos grupos prioritários

    Até essa quarta-feira (24/3), Santa Catarina tem apenas 1,695% de toda a população devidamente imunizada com duas doses contra o coronavírus. Considerando o ritmo de vacinação apenas de março, o estado levará mais 155 dias, ou pouco mais de cinco meses, para terminar de imunizar todos os grupos prioritários, que somam 2,898 milhões de pessoas.

    Em média, Santa Catarina alcançou 17.220 pessoas com duas doses por dia em março. Projetando que esse ritmo de aplicação, o estado completaria a aplicação dos grupos prioritários apenas em meados de setembro e oito meses adicionais para fechar toda a população de 7.252.502 habitantes. A aplicação, porém, é uma relação diretamente proporcional ao envio de doses por parte do governo federal.

    Nesses grupos prioritários estão idosos, indígenas, profissionais da saúde, quilombolas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente grave, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores do ensino básico e superior, forças de segurança e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, do transporte aéreo, ferroviário, aquaviário e trabalhadores portuários e industriais.

    Publicidade

    Não há previsão de quando as doses serão aplicadas nos demais grupos ou restante da população, isso porque a entrega de vacinas de diferentes patentes depende de fatores ainda incertos, como o fornecimento de insumos importados para a fabricação das doses no Instituto Butantan e na Fiocruz, que, juntas, preveem uma entrega de 350 milhões de doses nacionalmente neste ano.

    O Ministério da Saúde estima que haverá uma aceleração tanto na entrega de doses e, consequentemente, na aplicação das vacinas, feita pelos municípios. Ao estado, cabe a distribuição dos lotes para as cidades e o controle da vacinação.

    As projeções são baseadas em números do IBGE e da Dive, podendo variar e apresentar outros cenários conforme o estado for recebendo novos lotes da vacina. Nos últimos 10 dias, por exemplo, Santa Catarina conseguiu aumentar em 171 mil doses aplicadas, sendo 146,8 mil primeiras doses e 24,2 mil segundas doses.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade