Nesta segunda-feira (11/08), líderes políticos e empresariais se reuniram no espaço da Aemflo/CDL, em São José, e decidiram formar um grupo de trabalho para enfrentar os problemas de trânsito na SC-281. A iniciativa reúne representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Aemflo e CDL. O primeiro encontro do grupo já está agendado para a próxima semana.
O vice-prefeito Michel Schlemper apresentou a proposta durante a reunião. Imediatamente, recebeu apoio de todos os participantes. Segundo ele, a Prefeitura já entregou ao Governo do Estado projetos considerados prioritários para a mobilidade urbana.
Entre as medidas, estão:
- O Elevado de Picadas do Sul;
- A integração da SC-281 com a Rua Senador Carlos Gomes e a Avenida Beira-Rio;
- A ligação da alça com a BR-101, no sentido Norte;
- Um novo retorno no fim da SC-281;
- Instalação de barreiras New Jersey para evitar cruzamentos perigosos.
De acordo com Schlemper, esses cruzamentos já causaram acidentes graves, inclusive fatais. “Vamos liderar esse processo com os empresários e vereadores. Além disso, vamos acompanhar de perto cada etapa do trabalho”, afirmou.
Ao mesmo tempo, o presidente da Aemflo, Gilberto Rech, reforçou a importância da união de esforços. “A duplicação da SC-281 é uma bandeira antiga. Afinal, essa rodovia é essencial para o escoamento da produção, a mobilidade das pessoas e a atração de investimentos. Portanto, precisamos agir com união e rapidez.”
Durante o encontro, os participantes também identificaram os gargalos mais críticos da rodovia. Hoje, cerca de 300 caminhões de empresas locais circulam diariamente pela via. Em muitos casos, esses veículos percorrem mais de 11 quilômetros apenas para acessar a BR-101.
Por outro lado, o secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper, anunciou novidades. O Governo de Santa Catarina pretende lançar até dezembro a licitação para o projeto de duplicação do trecho entre São José e o Contorno Viário. Esse trecho tem 6,2 km de extensão. Atualmente, a equipe técnica finaliza o termo de referência para a contratação.
Apesar disso, Comper reconheceu que ainda não há previsão para início ou conclusão da obra.
Paralelamente, ele informou que o governo pressiona a empresa responsável pela duplicação de outro trecho da SC-281. A obra, entre Angelina e São Pedro de Alcântara, tem 22,4 km e segue em ritmo lento. “Estamos cobrando mais agilidade para concluir essa fase”, concluiu.