São José decreta situação de emergência por epidemia de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de São José anunciou na quarta-feira (8) que foi decretada uma Situação de Emergência em Saúde Pública devido à epidemia de dengue na cidade.

O Decreto N°18454/2023 foi emitido devido ao aumento significativo no número de casos relatados nos últimos meses: foram notificados 481 casos entre janeiro e fevereiro de 2023, além de mais de mil focos do mosquito da dengue foram encontrados. No mesmo período do ano anterior, quando também foi decretada a emergência, apenas 34 casos suspeitos e 4 mil focos foram registrados em um período de dois meses.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, o número de casos de dengue vem aumentando em todo o Brasil, no estado e na cidade. Isso é um alerta para a necessidade de cuidados não só por parte do setor público, mas também da população em geral, que desempenha um papel crucial na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor dentro de suas casas.

Publicidade

A Vigilância Epidemiológica recomenda aos moradores de São José que reforcem os cuidados em casa, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As equipes de saúde recomendam que a comunidade não deixe água parada em recipientes, cubra as caixas d’água e as mantenha limpas, coloque areia fina nos pratinhos de vasos de plantas e molhe as plantas aquáticas com frequência para remover possíveis ovos de larvas que possam estar abrigados no interior da estrutura.

Os cuidados também se estendem às pessoas, como o uso de repelentes, inseticidas e mosquiteiros na cama dos bebês. Se alguém apresentar sintomas como febre alta, dor muscular intensa, dor ao movimentar os olhos, mal-estar geral, dores de cabeça ou manchas no corpo, deve procurar um posto de saúde ou a (UPA).

aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que é uma espécie exótica invasora
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue – Divulgação/CSC

Se confirmada a doença, a vigilância entra em contato para investigar onde foi contraída. Caso tenha sido no município os agentes podem visitar o imóvel em busca de focos. Se os moradores notarem o possível surgimento do mosquito ou tiverem dúvidas sobre o tema, devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800 645 9889.

+ Eficiência da vacina da Dengue é próxima de 80%

Publicidade
COMPARTILHAR