São José lança editais para construção de Mercado Público e Estação E-Hurb

Vista aérea da Beira-Mar de São José, mostrando a área onde a Prefeitura lançará os editais para construção do Mercado Público e da Estação E-Hurb.
Foto: PMSJ/Divulgação

A Prefeitura de São José anunciou, nesta segunda-feira (22/09), dois novos projetos para a Beira-Mar: o Mercado Público e a Estação E-Hurb. Além disso, eles se somam aos estudos já em andamento para o Complexo Náutico e o Complexo de Eventos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, a iniciativa privada será responsável pelos projetos de engenharia, arquitetura, viabilidade financeira, gestão e operação. Portanto, não haverá custos para o município. O objetivo, segundo ele, é revitalizar a orla josefense e criar novas oportunidades econômicas, culturais e sociais.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a importância das ações. “Estamos preparando a cidade para um novo tempo. Assim, a Beira-Mar será mais do que uma via: será espaço de lazer, negócios, cultura e integração social. Com os estudos da iniciativa privada, conseguimos planejar com responsabilidade e garantir obras que tragam retorno à população.”

Publicidade

Silvinei reforçou que os projetos vão consolidar São José como referência em inovação e desenvolvimento. Além disso, o Mercado Público e a Estação E-Hurb, junto ao Complexo Náutico e ao Complexo de Eventos, vão unir turismo, esporte, cultura, tecnologia e gastronomia. Dessa forma, o município gera emprego, renda e fortalece a identidade da cidade.

Os interessados podem se inscrever até 21 de outubro. Em seguida, terão 150 dias para apresentar os estudos. Depois disso, uma comissão especial avaliará os projetos e definirá o modelo de concessão. Assim, apenas nesta fase serão definidos investimentos e contrapartidas.

Mercado Público

O Mercado Público ocupará 14,5 mil m² na Beira-Mar, próximo às quadras de areia. Além disso, o espaço reunirá peixarias, açougues, padarias, confeitarias, fruteiras e fiambrerias. Também haverá bares, restaurantes, comércio de vestuário, artesanato, bebidas e especiarias.

O entorno será projetado para integrar espaço público, vista para o mar, estacionamentos, áreas de carga e descarga e recuos para transporte coletivo.

Estação E-Hurb

O complexo de Inovação e Eletroposto (Estação E-Hurb) terá 10,5 mil m². O projeto prevê mobilidade sustentável, gastronomia, conveniência, abastecimento de veículos elétricos, coworking, salas de reunião e estúdios para podcasts. Além disso, contemplará inovação tecnológica, científica e empreendedora. Portanto, priorizará energia renovável, eficiência energética e redução de poluentes.

Complexos Náutico e de Eventos

Os projetos do Complexo Náutico e do Complexo de Eventos seguem em elaboração por empresas e consórcios selecionados. Assim, ocuparão a região da Baía Sul da Beira-Mar, conhecida como Angra de São José.

O Complexo Náutico incluirá atracação de embarcações, comércio e serviços, esportes aquáticos, bares, restaurantes, hotel, escola do mar, trapiche e áreas de convivência com paisagismo. Já o Complexo de Eventos contará com reestruturação do Centro Multiuso, arena coberta para esportes, feiras, congressos, shows e eventos culturais. Além disso, terá área gastronômica, hotel, estacionamentos e auditórios para palestras e gestão da área.

Publicidade