91% da população vacinável em SC recebeu ao menos uma dose contra Covid

    Piratuba é o primeiro município a completar as doses em toda a população vacinável

    Nesta quarta-feira (27/10) o município de Piratuba foi o primeiro do estado a alcançar 100% da população vacinável com ao menos uma dose de imunizante contra coronavírus.

    De acordo com dados do governo do estado, o município no oeste catarinense tem 100,67% da população vacinada (em relação à estimativa populacional). São 4.474 pessoas com a primeira dose e 3.770 com o esquema vacinal completo.

    Outras cidades com alto índice de adesão à primeira dose em Santa Catarina são Tigrinhos (90,8%), Marema (89,14%) e Bandeirante (87,99%).

    Publicidade

    + Governo avalia redução do uso de máscaras
    + Campanha exalta a máquina estatal na distribuição de vacinas em SC
    + Florianópolis decreta passaporte da vacina em eventos

    garota bem jovem é vacina contra covid no braço dentro de carro; ela está de máscara e há uma mulher no banco do motorista
    População vacinável é de 6,1 milhões de Santa Catarina – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC
    10 milhões de doses aplicadas

    Nesta quinta (28) o estado alcançou a marca de 10 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicas, entre 5,5 milhões de primeiras doses e 3,9 milhões de segundas doses, além de 257 mil doses únicas e 252 mil doses de reforço.

    Esses números de injeções significam que 91% da população vacinável está coberta em Santa Catarina, ou 77% da população total. A realidade pode ser um pouco mais adiantada, uma vez que os dados do estado são compilados a partir das informações dos municípios, que podem ter aplicado ainda mais vacinas.

    Até o momento, 99,5% dos idosos com 60 anos ou mais completou o esquema vacinal com duas doses ou dose única; adultos, com idade entre 40 e 59 anos, a cobertura está em 87%; e a população com idade entre 18 e 39 anos está com 52% do seu esquema vacinal completo.

    Entre as maiores cidades, Florianópolis, Joinville, Blumenau e São José tem, respectivamente 70,5%, 53,36%, 52% e 56,2% de habitantes completamente imunizados.

    Apesar do alto índice de vacinação geral de primeira dose, há, porém, uma defasagem para a segunda dose. O estado tem aproximadamente 69% da população vacinável com D2, quando poderia estar ao menos com 75% nesse índice, isso porque cerca de 400 mil pessoas já passaram do prazo e ainda não foram receber a injeção.

    Por Lucas Cervenka – redacao@correiosc.com.br

    Publicidade