SC começa entrega de uniformes de inverno para mais de 200 mil estudantes

    Homem vestindo jaqueta cinza com a logo do Governo do Estado segura uma jaqueta preta de uniforme escolar. Atrás dele, um menino com moletom azul observa. Ao lado, uma menina com moletom preto segura outra jaqueta preta. Eles estão no ginásio de esportes de uma escola, onde vários alunos estão sentados ao fundo.
    Foto: Leo Munhoz/SECOM/Divulgação

    Mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina começaram, nesta semana, a receber uniformes escolares de inverno. A entrega contempla alunos do ensino médio, do Programa Catarinense Técnico (CaTec), dos Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Cada estudante está recebendo um kit composto por uma jaqueta e duas calças jeans. O investimento total é de R$ 46 milhões. A distribuição ocorre em etapas e, neste primeiro momento, foca nas regiões mais frias do estado.

    Escolas da Serra já receberam os primeiros kits 

    Na Serra Catarinense, por exemplo, mais de 12 mil alunos estão sendo beneficiados. A Coordenadoria Regional de Ensino de São Joaquim já recebeu 1.500 jaquetas. A primeira entrega aconteceu na última terça-feira (19), na Escola de Educação Básica Martinho de Haro.

    Uniformes ajudam a enfrentar o frio nas escolas
    Publicidade

    A diretora da escola, Juliana Zanetti, destacou que o frio intenso da região impacta diretamente a rotina dos estudantes. Segundo ela, muitos saem de casa ainda de madrugada, enfrentando temperaturas negativas.

    “Temos alunos vindos de famílias carentes que saem do interior por volta das 5 da manhã. As jaquetas trazem mais conforto e acolhimento para todos.”

    Além disso, os próprios estudantes demonstraram entusiasmo com a chegada dos novos uniformes de inverno. Yasmin Alvim, da 3ª série do ensino médio, expressou gratidão:

    “Estamos muito felizes e honrados com essa atenção. A jaqueta vai nos manter aquecidos no inverno rigoroso.”

    Já sua colega Amanda Cruz, que já vestia o novo uniforme, reforçou a importância da iniciativa: “Nossa cidade é muito fria e essas roupas com certeza farão diferença para nós.”

    Por outro lado, Ana Luiza Nunes, também aluna do ensino médio, lembrou que a realidade de muitos colegas inclui a falta de roupas adequadas para o frio:“Tem gente que só tem moletom. Agora vamos estudar com mais dignidade e menos frio.”

    O estudante Kauã Mamiki, por sua vez, destacou que essa é uma ação inédita na sua experiência escolar: “Faz mais de 10 anos que estudo na rede pública e nunca tinha recebido uniforme completo. Isso é muito diferente do que a gente está acostumado.”

    Segundo o governador Jorginho Mello, garantir boas condições para o aprendizado vai além da sala de aula: “A educação é uma prioridade no nosso governo, e isso passa diretamente pelas condições que oferecemos aos estudantes. Esses novos uniformes vão dar mais conforto para que os alunos consigam focar ainda mais na sua aprendizagem. Vamos começar já pelas regiões onde faz mais frio, deixar todo mundo quentinho e confortável para ir e voltar da escola.”

    Obras e melhorias estruturais

    Enquanto os uniformes são distribuídos, outras ações estão sendo realizadas para melhorar a estrutura das escolas. Atualmente, 198 obras estão em andamento em unidades da rede estadual. Destas, 53 já foram concluídas, enquanto mais de 70 devem ser entregues até o final de 2025.

    Além disso, as melhorias incluem reformas nas instalações elétricas. No momento, 103 escolas estão com obras em execução. Outras 148 se encontram em fase de licitação e 507 aguardam contratação de empresas para iniciar os trabalhos.

    Publicidade