SC tem registro de tornado e 1ª morte no ano relacionada às chuvas

A primeira morte em decorrência de fortes chuvas em Santa Catarina foi registrada nesta sexta-feira (3/5), no Oeste. O estado também foi parcialmente atingido pelo bloqueio atmosférico que fez desabar uma quantidade colossal de água no Rio Grande do Sul, aonde já foram registradas mais de 30 mortes por causa das enchentes. Em SC também houve um registro de tornado.

Primeiro óbito confirmado

Em Seara, na madrugada dessa sexta (3/5), por volta de 00h05, um carro saiu da pista e caiu em um curso d’água na Linha Ariranhazinha. O veículo estava parcialmente submerso quando os socorristas chegaram ao local, sendo já movimentado por populares com a ajuda de um trator. A equipe dos bombeiros conseguiu acessar o interior do veículo, onde foi constatada a ausência de sinais vitais do ocupante. O corpo foi removido com o uso de uma maca rígida.

Homem morreu em Seara ao ter carro arrastado para dentro de rio
Homem morreu em Seara ao ter carro arrastado para dentro de rio – Foto: CBM/Divulgação/CSC
Impactos

Há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. Os municípios de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul decretaram situação de emergência e até o momento, 33 municípios registraram ocorrências.

Publicidade

As cidades de Piratuba e Capinzal tiveram mais de 200mm de precipitações nas últimas 48h – esses locais des estão em alerta máximo para deslizamentos. Também foram emitidos alertas para Itá e Concórdia. Os dois municípios registraram mais de 160 mm de precipitação.

Tornado em Ponte Serrada

De acordo com Nota Meteorológica emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina, um tornado foi registrado entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, no Oeste do estado, na tarde desta quinta-feira (2). O tornado foi registrado em uma área de terra próximo à SC-350. Não há registro de feridos.

O que ocorre

A chuva e as tempestades foram provocadas pela atuação de uma frente fria na região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de calor e umidade que vem do Norte do país. Estas tempestades também causaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com ocorrências de queda de árvores, assim como alagamentos e enxurradas, devido à intensidade da chuva em curto período de tempo.

Previsão do tempo

Conforme a previsão do tempo, no sábado (04) a chuva permanece concentrada entre o centro e sul catarinense, onde há condições para temporais por alguns momentos, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. Nas demais regiões, presença de sol, calor e chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde, devido ao deslocamento do sistema de baixa pressão do sul do Paraguai em direção ao oceano, passando pela divisa entre SC e o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado a alto para alagamentos e deslizamentos, devido a chuva dos dias anteriores. Vento de norte a noroeste fraco a moderado,

Publicidade
COMPARTILHAR