Semana inicia com tempo nublado em SC e sol reaparece na quarta

    calçadão da av. beira-mar de são josé em dia nublado e ventoso, com pessoas ao longe
    Lucas Cervenka/CSC

    A semana começa com o tempo mais nublado e chuvoso em Santa Catarina, principalmente no litoral, até quarta-feira (12), quando deve ocorrer uma abertura e o início da influência de uma onda de calor que deve predominar no sul da América do Sul na segunda quinzena de janeiro. Confira a previsão do tempo para a semana em SC.

    Segunda-feira (10/1)

    De acordo com a Defesa Civil estadual, nesta segunda-feira (10) a circulação marítima segue atuante sobre o litoral de Santa Catarina, combinada a um sistema de baixa pressão, o dia deve ser de chuva persistente entre a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte.

    De acordo com a Epagri, no Planalto Norte o tempo melhora no decorrer do dia. No Vale do Itajaí, chuva especialmente à tarde. Do oeste ao sul de SC, predomínio de sol, com chuva no Litoral Sul no início do dia.

    Terça-feira (11/1)

    Publicidade

    Na terça-feira (11), a chuva deve ser mais persistente no Litoral Norte. Já entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí há chance de chuva fraca e isolada, segundo a DC. Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas não passam dos 27°C. Entre os Planaltos e oeste catarinense o dia deve ser de predomínio de sol e variação de nuvens. Durante a tarde segue fazendo calor nestas áreas, com máximas se aproximando dos 35°C entre o Oeste Extremo Oeste de Santa Catarina. A Epagri prevê que no Litoral Norte haverá chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Nas demais regiões, predomínio de sol com pancadas de chuva mal distribuídas, à tarde no Meio-Oeste e Planalto Norte, e à noite na Grande Florianópolis.

    Quarta-feira (12/1)

    Na quarta-feira (12), a umidade transportada do continente para a costa de Santa Catarina diminui, mas ainda podendo ocasionar chuva fraca e isolada nos extremos do dia no Litoral Norte. O sol volta a aparecer entre nuvens no litoral e no interior do estado segue fazendo calor. Durante a tarde as temperaturas se aproximam ou ultrapassam os 30°C na maior parte de Santa Catarina, com máximas variando entre 35°C e 39°C entre o Oeste e Extremo Oeste e entre 29°C e 34°C nas demais regiões. Por conta do calor e disponibilidade de umidade, há chance de chuva fraca e isolada no centro do estado, mas sem risco para ocorrências meteorológicas.

    Onda de calor

    Alguns modelos meteorológicos têm apontado que a América do Sul terá uma onda de calor forte na segunda quinzena de janeiro, quando o cone sul poderá ter diversas temperaturas acima dos 40ºC. por enquanto a onda de calor chega com menor força em SC, devendo ter seus efeitos mais fortes no estado a partir da próxima semana.

    Publicidade