Sexta onda de chuvas deixa 17 cidades em emergência e 3 mortos

    Pessoas resgatadas em Rio do Sul; BR-470 danificada
    Pessoas resgatadas no telhado de casa em Rio do Sul; BR-470 foi bastante danificada pelo volume d'água - Fotos: CBM, DNIT/Divulgação/CSC

    A sexta onda de chuvas intensas em Santa Catarina, ao longo de um mês e meio, resultou em ocorrências registradas em 41 municípios, com 17 deles em situação de emergência. As regiões mais afetadas foram o Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Em um período de 48 horas, volumes de chuva ultrapassaram 200 mm em locais como Piratuba (230 mm), Curitibanos (226,2 mm) e Ponte Alta (219,4 mm). Dois óbitos foram registrados em Taió na noite de quinta-feira (16) e um em Palmitos, na sexta, quando um homem que andava de jetski em área alagada encostou em fiação e foi eletrocutado.

    Devido às chuvas, a Barragem Sul em Ituporanga atingiu a cota de 31,00 metros, iniciando seu vertimento por volta das 17h20. As barragens de Taió e José Boiteux também foram fechadas para mitigar a cheia no Médio e Baixo Vale do Itajaí. Mais de 20 pontos em rodovias foram bloqueados, causando danos a estradas e plantações. As perdas na agricultura, que já ultrapassaram R$ 1,6 bilhão em outubro, ainda serão calculadas.

    Os órgãos de estado estão empenhados em atender às pessoas afetadas, realizando busca, resgate e salvamento, entrega de assistência, análise estrutural e restabelecimento de serviços essenciais, como energia e abastecimento.

    Publicidade

    “Todos os serviços de assistência social, de abrigo, Defesa Civil, Bombeiros, Samu, Infraestrutura, todas as forças estão atuando juntas para minimizar as dificuldades das pessoas. É essa antecipação que salva vidas.”, comentou o governador, Jorginho Mello, nesta sexta-feira (17).

    Um dos resgates, por exemplo, ocorreu na madrugada deste sábado (18). Por volta de 3h o Corpo de Bombeiros Militar encontrou um homem que foi arrastado pela correnteza se segurando em uma placa na Alameda Bela Aliança, bairro Jardim América. Ele apresentava cansaço extremo e quadro de hipotermia. Colocado na embarcação, foi levado para um local seguro.

    Previsão do tempo

    A previsão aponta que este sábado será ainda nublado e chuvoso na maior parte do estado, com riscos permanentes de alagamentos. O tempo deve melhorar a partir de domingo (19), com aberturas de sol e temperaturas subindo.

    + Receba as notícias no Whatsapp

    Publicidade
    COMPARTILHAR