Temporais com chuva intensa e persistente no sábado (07) e domingo (08)

    Imagem mostra um forte raio atingindo a região próxima a um bairro residencial durante uma tempestade, ilustrando a condição de tempo instável e o risco de temporais previstos na matéria.
    Foto: SPDCSC/Divulgação

    Mapa mostrando as áreas com risco de temporais

    Entre este sábado (07) e a manhã de domingo (08), a aproximação de uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em Santa Catarina. Como resultado, há condições para temporais e chuva pontualmente intensa. As áreas mais afetadas incluem a Grande Florianópolis, partes do Vale do Itajaí, o Litoral Norte, o Litoral Sul e pontos dos Planaltos.

    Nessas regiões, o risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo. Os principais impactos incluem destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de granizo ocasional, alagamentos e enxurradas. Já nas áreas em verde, o risco é baixo e restrito a alagamentos pontuais.

    Publicidade

    Os temporais começam ainda no fim da manhã de sábado no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Em seguida, avançam para as demais regiões ao longo do dia. Entre a tarde e a noite de domingo, a chuva segue persistente, especialmente no leste catarinense.

    No domingo, com o deslocamento do sistema, instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorecem temporais típicos de verão entre o Oeste e os Planaltos. Enquanto isso, no Litoral, no Vale do Itajaí e em pontos do Planalto Sul, o tempo permanece fechado, com previsão de chuva persistente e, em alguns momentos, intensa.

    Publicidade
    COMPARTILHAR