Trabalhadores demitidos do sistema de transporte público protestam na capital

A manifestação foi pacífica e o grupo de cerca de 30 pessoas atuou alternando o trancamento e liberação da passagem dos veículos

Um grupo de trabalhadores demitidos do sistema de transporte público da capital realizou uma protesto, na manhã desta terça-feira (1º/6), em frente à garagem da Canasvieiras Transportes, no Norte da Ilha. Ele reivindicam o pagamento de direitos trabalhistas. Cerca de 2.000 funcionários do transporte coletivo da região da Grande Florianópolis foram desligados por conta dos impactos da pandemia. Desses, pelo menos 200 na empresa Canasvieiras.

A manifestação bloqueou a saída de alguns coletivos até às 7h desta terça, o que gerou atrasos nas linhas. 90% já estavam normalizadas por volta das 10h30, conforme informou a secretaria municipal de mobilidade e planejamento urbano ao Correio. De acordo com o tenente da Polícia Militar Ricardo Bonnassis, a manifestação foi pacífica e o grupo de cerca de 30 pessoas atuou alternando o trancamento e liberação da passagem dos veículos.

Na última sexta-feira (28), o grupo se reuniu no mesmo local, liberando os ônibus de 5 em 5 minutos. Os trabalhadores desligados da empresa cobram o pagamento de direitos trabalhistas. Em outubro de 2020, 200 funcionários da Canasvieiras Transportes foram demitidos sob a justificativa dos impactos financeiros e medidas restritivas por conta da pandemia de Covid-19. A empresa passa por uma recuperação judicial, que inclui débitos de passivos trabalhistas, e deve passar ainda por uma assembleia geral de credores.

Publicidade

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano (Sintraturb) foi procurado pela reportagem, mas informou que não tem relação com os protestos.

Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

Publicidade