Transporte coletivo volta na capital em 17 de junho em fase de testes

A prefeitura de Florianópolis decidiu que em 17 de junho vai reiniciar o sistema de transporte coletivo, autorizado pelo governo do estado para o retorno a partir de 8 de junho. Até essa terça (2/6), a cidade tem 155 casos ativos de coronavírus, de 781 confirmações, e há 29 dias não registra óbito por Covid-19.

Para o serviço poder voltar em Florianópolis haverá uma série de regras sanitárias, que é o que faz adiar o retorno, de acordo com a prefeitura.

Como estipulado pelo governo estadual, o transporte funcionará em fase de testes, que deve durar de duas a três semanas para avaliar se a abertura afetou os dados de contágio e se é suportada pelo sistema de saúde. Atualmente há 80 leitos de UTI vagos na capital.

Publicidade

Os ônibus vão circular apenas de segunda a sexta-feira nesta primeira fase e não poderão ter ocupação de maior do que 40% por veículo. Cartão estudante não será aceito, já que as aulas permanecem suspensas. Todos os ônibus estarão equipados com dispenser de álcool gel e não aceitarão pagamento em dinheiro dentro do veículo.

Haverá uma redução de passageiros tanto pela falta dos estudantes, quanto por um planejamento no município que visa dividir os horários de aberturas e fechamentos de setores do comércio e serviços, de modo a evitar aglomerações.

O uso de máscara será obrigatório dentro do ônibus, nos terminais e nos pontos de parada.

Monitoramento

Durante os próximos dias, os trabalhadores do transporte coletivo passarão por treinamento e avaliação de saúde com testes. Eles terão medição de temperatura diária.

Segundo a prefeitura haverá também um sistema de QR-CODE oferecido em cada ônibus para um check in voluntário. Isso ajudará o município, em caso de paciente contaminado por coronavírus em determinada linha, avisar e monitorar todos que estiveram no mesmo veículo.

Ainda nas determinações do poder municipal de Florianópolis todos os ônibus que desembarcam ou embarcam na cidade, mesmo os das linhas intermunicipais, deverão seguir as regras e os prazos definidos pela prefeitura da capital.

Publicidade