Três novos institutos federais de educação serão criados em SC

    Unidades poderão somar 4,2 mil vagas

    Três municípios catarinenses serão beneficiados pelo novo plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Governo Federal, que construirá 100 novos campi em todos os estados. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou o anúncio em evento nesta terça-feira (12/3), no Palácio do Planalto.

    As cidades de Tijucas, Campos Novos e Mafra foram escolhidas para receber os novos IFs. Em Tijucas, o IF será vinculado ao IFC, e, em Cmapos Novos e Mafra, serão unidades do IFSC. O investimento estimado para construção das três unidades é de R$ 75 milhões, com 4,2 mil novas vagas. Não há prazo para as construções.

    Segundo o IFSC, a oferta de cursos será discutida em audiências públicas, com participação da comunidade e representantes dos setores produtivos municipais, para atender as necessidades dos arranjos produtivos locais.

    prédio do ifsc em florianópolis visto de fora com alunos atravessando a rua em faixa de pedestre à frente
    Objetivo da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é criar oportunidades – IFSC/Divulgação/CSC

    Os institutos federais

    Publicidade

    Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos oferecidos nas unidades são gratuitos. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada — ou seja, junto ao ensino médio.

    Atualmente, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas em todo o Brasil. Com os novos 100 campi, a Rede passará a contar com 782 unidades, sendo 702 IFs. Em Santa Catarina as novas unidades se integram a uma rede federal que já conta com 38 campi em 35 cidades. Os investimentos nos IF, segundo o governo federal, não serão somente para expansão, mas também para melhoria e reforma dos existentes.

    Publicidade
    COMPARTILHAR