TSE mantém vereadores do MDB de São José nos cargos

Corte eleitoral entende que partido não utilizou candidatura laranja para cota de gênero na eleição de 2020

câmara de vereadores de são josé
Câmara de Vereadores de São José - Lucas Cervenka/CSC

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgaram nessa semana uma liminar que manteve os vereadores do MDB de São José no cargo. Por 7 votos a 1, a corte eleitoral considerou que os dirigentes do partido não utilizaram uma candidatura laranja para completar a cota de gênero nas eleições de 2020, assim não há a cassação da chapa do partido na Câmara de São José.

A cassação fora determinada em primeira instância, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), que entendeu, por 6 votos a 1, que havia uma candidatura fictícia de uma mulher concorrendo a vereadora em São José pelo MDB de forma a completar a cota mínima de 30% de candidaturas de outro gênero – como a maioria dos candidatos é homem, a cota fica para as candidatas do sexo feminino.

No julgamento de 18 de junho de 2021, os juízes do TRE entenderam que, com a confirmação da candidata laranja, pela lei eleitoral toda a nominata de vereadores fica comprometida e, assim, teriam seus diplomas cassados. Isso significava que os vereadores Sanderson de Jesus, Alini da Silva Castro e Alexandre Cidade, eleitos para o quadriênio 2021-24 na câmara de São José dariam lugar a outros candidatos.

Publicidade

Com a derrota na primeira instância e a notificação da troca iminente, o MDB de São José recorreu ao TSE. Em 7 de outubro, então, o ministro Mauro Campbell Marques concedeu uma liminar mantendo os três vereadores emedebistas no cargo. Agora a corte julgou em seu pleno o recurso, dando entendimento completamente contrário aquele da corte regional.

Com a decisão fica concretizado que não haverá de fato a cassação e a troca de vereadores na Câmara de São José, onde o MDB é base do governo municipal. No caso de entrada de outros vereadores, seriam parlamentares de oposição.

Na última semana o vereador Sanderson deixou a casa legislativa para assumir uma cadeira de secretário municipal. Castro e Cidade seguem na CMSJ.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade