Turnê de Belchior em SC cantando letras de Cruz e Sousa será convertida em álbum

    Cruz e Sousa e Belchior: dois artistas geniais juntos em "Uma Turnê Catarina"

    belchior na praia da saude em coqueiros, fumando um cigarro e de óculos escuros; ao fundo pessoas no trapiche
    Em sua última turnê, em 2005, artista cearense musicou e apresentou, nos 10 shows que realizou em Santa Catarina, oito poemas de Cruz e Sousa; na foto, Belchior na Praia da Saudade, Coqueiros - Clóvis Medeiros/Divulgação/CSC

    Em sua última turnê, artista cearense que completaria 75 anos em outubro, musicou e apresentou, nos 10 shows que realizou em Santa Catarina, oito poemas de Cruz e Sousa

    Já pensou ter lado a lado dois gênios brasileiros, já falecidos, num projeto inédito? Então, segura essa: o poeta ilhéu Cruz e Sousa e o compositor cearense Belchior estarão unidos num CD que promete arrebatar gerações – as atuais e as mais experientes. Oito poemas de Cruz e Sousa foram musicados e interpretados por Belchior em 2005, em sua última turnê de shows.

    “Uma Turnê Catarina” foi a despedida de Belchior dos palcos, o que torna o material ainda mais precioso. Ele gravou as oito poesias – Abrigo Celeste, Vida Obscura, Supremo Verbo, Feliz, Ilusões Mortas, Sonho Branco, Incensos, Serpente de Cabelos – ao som do teclado, para servir de base aos músicos que o acompanhavam.

    Publicidade

    Agora, 15 anos depois, o escritor e produtor cultural José Gomes Neto, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está empenhado em registrar e compartilhar a parceria desses dois artistas. Gomes era amigo de Belchior e produziu toda a turnê, que passou entre 11 e 27 de novembro de 2005 por 10 cidades catarinenses: Itajaí (estreia), Jaraguá do Sul, Laguna, Joinville, Blumenau, Brusque, Lages, Criciúma, Tubarão e Florianópolis (encerramento).

    belchior e josé gomes neto abraçados
    Belchior e o amigo José Gomes Neto, que agora produz o álbum unindo os trabalhos do cearense e do poeta catarinense Cruz e Souza – Clóvis Medeiros/Divulgação/CSC

    Se o CD ganha importância por fazer o registro musical da última turnê de Belchior, será também um suporte moderno para divulgar a obra de Cruz e Sousa, o maior poeta simbolista brasileiro e que viveu no século XIX. Daí o título do projeto: “Belchior Canta Cruz e Sousa”.

    Para viabilizar o CD, são necessárias mudanças no arquivo original. Por exemplo: a voz de Belchior será isolada do som do teclado para que o maestro e compositor musical João Mourão crie os arranjos e adicione à trilha novos instrumentos, que serão executados por músicos convidados. “O principal objetivo desse projeto”, finaliza Gomes, “é tirar essas canções do anonimato e unir os amantes da literatura e da música, por meio de um produto cultural inédito e de altíssima qualidade”.

    Crowdfunding

    O projeto será viabilizado através da Benfeitoria, plataforma pioneira em crownfunding (financiamento coletivo) no Brasil. Essa ferramenta tem como função arrecadar recursos para tirar os projetos do papel. O interessado escolhe quanto quiser ou puder contribuir e recebe recompensas por isso. A partir do próximo dia 1º de junho entrará no ar o link do projeto na Benfeitoria, que ficará no ar durante dois meses. Aí, sim, já será possível fazer a contribuição com o projeto “Belchior Canta Cruz e Sousa”.

    O álbum

    O CD virá em embalagem customizada, tipo digipack, com 3 painéis e um box. Acompanhará um Livreto/Encarte com 16 páginas coloridas com a apresentação do projeto, os perfis do músico cearense e do poeta catarinense e as letras dos oito sonetos gravados.

    Colaborações de imagens

    A coordenação do projeto está à procura de fotos e vídeos dessas turnês em 2005. Se você esteve em uma delas, registrou o momento e quer compartilhar com a equipe é só procurá-los nas redes sociais, facebook e instagram (@belchiorcantacruzesousa).

    Publicidade
    COMPARTILHAR