Santa Catarina inicia a última semana da primavera com a passagem de uma frente fria. Por isso, o estado deve registrar temporais que se estendem até terça-feira (16). Em seguida, o tempo melhora gradualmente, com predomínio de sol, elevação das temperaturas e mar agitado.
Áreas mais afetadas
Os temporais começam a se intensificar na tarde e noite de segunda-feira (15), especialmente no Oeste e nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, durante a noite, as instabilidades avançam para outras áreas do estado. A chuva pode ser intensa e vir acompanhada de raios e rajadas de vento. Consequentemente, há risco de destelhamentos, quedas de galhos e árvores, principalmente no Oeste e Extremo Oeste.
No Litoral, entretanto, os temporais ficam mais fortes a partir do fim da tarde, com destaque para o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo Vale do Itajaí. Já entre o Alto Vale do Itajaí e o Norte catarinense, a chuva tende a ser menos intensa, concentrando-se principalmente entre a tarde e a noite de terça-feira.
Risco de ocorrências
O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo. Entre os possíveis impactos estão destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

À medida que a frente fria se afasta, o tempo melhora em todas as regiões, com predomínio de sol. No entanto, no Litoral, entre terça e quarta-feira (17), o vento sul continua soprando com intensidade fraca a moderada, e rajadas podem atingir entre 50 e 70 km/h. Por isso, o mar permanece agitado, com ondas entre 2,5 e 3 metros, elevando o risco de alagamentos costeiros, especialmente no trecho entre Florianópolis e Itajaí.
Temperaturas e calor durante a semana
O calor segue presente durante a semana. As temperaturas máximas devem alcançar cerca de 30°C em todas as regiões. Já as manhãs ficam mais amenas, principalmente após a passagem da frente fria.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) reforça a importância de acompanhar diariamente os avisos e alertas meteorológicos. Todas as informações estão disponíveis no site e nas redes sociais oficiais da instituição.











