Varejo e indústrias em Santa Catarina apresentam crescimento acima da média nacional

    Varejo e indústrias em Santa Catarina apresentam crescimento acima da média nacional. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados nessa semana pelo Ibge.

    A produção industrial de Santa Catarina teve uma alta de 26,7% entre janeiro e maio deste ano, o segundo melhor resultado do Brasil. O crescimento nesse período foi de mais que o dobro da média nacional, de 13,1%, e inferior apenas ao do Amazonas, que atingiu 27,1%.

    O volume de vendas do varejo catarinense continua em um cenário de crescimento. Nos últimos 12 meses, o desempenho do comércio varejista ampliado, que engloba todas as atividades, inclusive materiais de construção e veículos, se comparado com as 15 maiores economias do Brasil, figura como o quinto maior crescimento do país, +10,5%. É o melhor desempenho do Sul do Brasil.

    Indústrias
    Publicidade

    Os principais destaques no acumulado do ano foram a metalurgia (crescimento de 74,4%), máquinas e equipamentos (65%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (51,7%). No acumulado dos últimos 12 meses, Santa Catarina também se destacou com expansão de 12% da sua produção industrial. O desempenho também é muito superior ao da média nacional, que foi de 4%.

    homem usando máscara ao lado de toucas à venda - Varejo e indústrias em Santa Catarina apresentam crescimento acima da média nacional
    Segundo o IBGE, o resultado do comércio é também +4,7% superior a abril – Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
    Comércio

    Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2020, o volume de vendas do segmento aumentou 17,5%. O desempenho foi o melhor da região Sul do Brasil, em que Paraná e Rio Grande do Sul registraram 8,8% e 17,0%, respectivamente. É a terceira taxa positiva consecutiva e a quarta do ano.

    Desemprego

    De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), também do IBGE, Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país, de 6,2% no primeiro trimestre de 2021, menos que a metade da nacional, que é de 14,7%.

    Publicidade