Variante BQ.1.1 de coronavírus é encontrada em Santa Catarina

    Somente nesse ano foram 615 mil casos de Covid no estado, com mais de 2 mil mortes

    A variante BQ.1.1 do coronavírus foi encontrada em cinco pacientes residentes em Santa Catarina. A informação foi divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta quinta-feira (11/11), com novo alerta para possível aumento de casos no estado.

    close em mãos com luvas que seguram ampolas de amostras e outras organizadas sobre bancada
    Subvariante BQ.1.1 não está associada à letalidade de pessoas imunizadas – Foto: Lacen-SC/Divulgação/CSC

    As pessoas infectadas com essa sublinhagem do vírus Sars-Cov-2 moram em Camboriú, São José, Joinville e duas em Florianópolis e tiveram confirmação para Covid entre 11 e 21 de outubro.

    Segundo a Dive, com a confirmação da circulação da variante BQ.1.1, é esperado um aumento de casos de Covid-19 para as próximas semanas em Santa Catarina. A diretoria acrescenta, em nota, porém, eu até o momento não há evidências de que a BQ.1.1 esteja associada a um aumento de infecções mais graves, principalmente em pessoas com vacinação completa.

    Publicidade

    “A variante BQ.1.1 pode apresentar alta capacidade de ser transmitida entre a população, inclusive apresentando risco de escape vacinal para casos leves. No entanto, em pessoas que tenham recebido as doses de reforço, a infecção pela BQ.1.1 apresenta baixo risco de evoluir para formas graves que exigem hospitalização e cuidados especializados”, diz o especialista em Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

    Diante da nova variante, a SES emitiu alertas para as prefeituras e estabelecimentos de saúde, além do público em geral, sobre a situação da Covid-19, um deles recomendando a volta do uso de máscaras, especialmente nos locais de serviços de saúde.

    Mais de 2 mil mortes em 2022

    Em 2022 em Santa Catarina foram confirmados 615.213 casos de Covid, com 2.067 mortes. A letalidade que chegou a 1,91% no ano passado caiu para 0,33% nesse ano por causa da vacinação. Nesta quarta-feira (9) eram 2.314 casos ativos em todo o estado.

    Publicidade
    COMPARTILHAR