imagem de um carteiro andando rapidamente com o fundo da foto borrado
Foto: Correios/Divulgação

Uma antiga reivindicação: receber correspondências em casa. Parece simples, mas é o sonho de moradores de quase 20 comunidades de Palhoça. Um pedido que de acordo com o prefeito, Camilo Martins, se tornou realidade nesta segunda-feira (29/10). A prefeitura concluiu o serviço de recadastramento da numeração das edificações para que os Correios possam realizar a entrega das correspondências.

Para o prefeito, o reconhecimento, pelos Correios, do endereço de um munícipe significa mais um capítulo na conquista da cidadania e lembra que esse trabalho nunca havia sido iniciado na prefeitura. “O recadastramento foi um processo delicado e muito trabalhoso, mas, ao final, valeu a pena porque estamos estendendo esse serviço público a um grande número de moradores”.

O gerente do Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios em Palhoça, Juliano Fábio Florêncio da Silva, disse que após o cadastramento e a aplicação das metas, pela Prefeitura, identificação das ruas com placas e atualização das numerações das casas, o trabalho dos carteiros vai ser muito mais ágil e eficaz. “Antes do recadastramento, os carteiros atendiam cerca de 60% dos domicílios em Palhoça. A partir de agora, alcançaremos quase 100% dos endereços, uma conquista tanto para os palhocenses, quanto para os Correios”, afirmou.

Publicidade

Além de focar em 17 loteamentos e um bairro, onde os moradores não recebiam a visita dos carteiros, o recadastramento vai atingir todo o município. O Sul do município e algumas localidades dentro de Palhoça estão em fase de atualização de dados para fazer parte da segunda fase deste trabalho.

Atualização de endereço

A Prefeitura quer organizar e evitar números aleatórios, desordenados e até duplicados, numa mesma via pública. A numeração é dividida em lado par e lado ímpar, observando a metragem calculada do logradouro (esquina) até a entrada principal do imóvel.

O secretário de Governo, Mario César Hugen recomenda que, em caso de alteração do número, o proprietário do imóvel deve realizar uma atualização, para facilitar o trabalho dos Correios. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais no Centro Administrativo Municipal, ou pelo telefone 3279-1834. Correspondência não entregue ficará disponível por 30 dias na agência mais próxima.

Quem adotou as medidas indicadas pela Prefeitura e Correios, dentro do processo de recadastramento, agora receberá correspondência sem problemas. Se houve mudança do número da propriedade, a alteração é responsabilidade do proprietário do imóvel. Inicialmente, os Correios passam a entregar correspondências nos novos endereços cadastrados. Já as encomendas passarão a chegar aos endereços a partir do primeiro semestre 2019.

A direção dos Correios informa que a entrega externa em domicílio é realizada sempre que atendidas as seguintes condições: correta indicação do endereço; vias e logradouros com condições de acesso e segurança ao carteiro; logradouros e ruas com placas indicativas de nomes devidamente identificados; imóveis com numeração de forma ordenada, individualizada e única; existência de caixa receptora de correspondência, localizada na entrada, ao alcance do carteiro, ou que haja a presença de um responsável pelo recebimento do objeto postal no imóvel. Para localidades que não atendam as condições citadas acima, os objetos serão encaminhados para a unidade postal mais próxima do endereço de entrega.

17 loteamentos e um bairro

As regiões que passam a contar com os serviços dos Correios, a partir desta segunda: Alaor III (bairro São Sebastião); Área Industrial de Palhoça, Área Industrial (Jat Service), bairro Bela Vista; Centro Empresarial e Industrial de Palhoça – CEIP (Varuna), no Jardim Eldorado; Rua Arthur de Brito (Aririú); Jardins I (Bela Vista); Ponto Final do Bela Vista; Portal da Barra (Barra do Aririú); Porto das Águas (Bela Vista); Portal do Paraíso (Barra do Aririú); Portal do Sul (Aririú); Vale Verde (Bela Vista); Veneza (Aririú da Formiga); Vila Florida (São Sebastião); Vila Nova (Barra do Aririú); Parque das Rosas (Bela Vista); Parque do Tabuleiro (Bela Vista) e bairro Nova Palhoça

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here