História de afrodescendentes e indígenas será incluída nas escolas municipais de Florianópolis

    Na semana da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores da Capital aprovou o projeto de lei que institui a inclusão de histórias africanas, afrodescendentes e indígenas nas escolas municipais de Florianópolis. Criado pelo vereador Lino Peres (PT), o projeto de lei prevê o treinar os professores sobre os temas, levar o conteúdo para alunos dda pré-escola e do primeiro grau por meio de material didático, que será elaborado com a consulta de pesquisadores, organizações culturais afro-indígenas e lideranças dos movimentos negro e indígena.

    Para Lino Peres, o ensino traz também uma contextualização dos episódios recentes de combate ao racismo no mundo.  “É importante criar esse conteúdo não só com base nos aspectos acadêmicos, mas também nos movimentos sociais que lutam pelos direitos dessas populações” disse.

    A lei pretende ampliar debates como o do combate ao racismo e destacar dentro do ensino o papel relevante desempenhado por negros na história do Brasil durante todo o ano letivo, como a primeira mulher negra eleita deputada no país, Antonieta de Barros nos anos 30.

    Publicidade

    Para a professora e ativista Érika Costa, a inclusão desses conteúdos no ensino ajudam  na conscientização das pessoas e no combate ao racismo. “O povo negro precisa saber da sua representatividade, nós construímos todo esse país e muitas vezes não temos oportunidade por causa de um o racismo velado e estrutural, por isso precisamos combatê-lo todos os dias e isso começa na escola”.

    Publicidade