Secretaria de Saúde de São José detalha primeira etapa de imunização 

Três catarinenses dos grupos prioritários foram vacinados contra a covid-19 em um ato simbólico no Instituto de Cardiologia, em São José, na tarde desta segunda-feira (18). 

São José José iniciou nesta terça-feira (19/1), às 9h30, a imunização contra a Covid-19, no Centro de Atenção a Terceira Idade (Cati). Neste primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde que atuam em UTIs, trabalhadores e internos das 24 instituições de longa permanência e profissionais que irão imunizar esses primeiros grupos. Três catarinenses dos grupos prioritários já foram vacinados em ato simbólico no Instituto de Cardiologia, em São José, na tarde dessa segunda-feira (18/1). 

A secretária municipal de saúde, Sinara Simioni, explica que São José segue o plano do Ministério da Saúde. “A definição do público prioritário para receber as primeiras doses do imunizante segue orientação do Ministério da Saúde. As quatro fases da vacina, divulgadas anteriormente, estão mantidas, mas como a aplicação está condicionada à disponibilidade das doses, o Ministério elencou esses grupos por serem mais vulneráveis”.

Os profissionais de saúde que trabalham na rede pública e privada contarão com a vacinação no local de trabalho. Da mesma maneira, as instituições de longa permanência receberão a equipe de profissionais para administrar as doses da vacina. Dessa forma, não será necessário o deslocamento até as unidades básicas de saúde.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde conta com 26 salas de vacinas públicas credenciadas, duas salas privadas e uma Rede de Frio Municipal, responsável por armazenar as vacinas e insumos do Programa Nacional de Imunização. Além dos 56 vacinadores capacitados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), os profissionais de enfermagem que atuam nos serviços de saúde da rede municipal serão redimensionados para a realização da imunização da população de São José durante o período de campanha, contando com um quantitativo médio de 350 profissionais técnicos de enfermagem e 83 enfermeiros que estarão envolvidos nesta operação.

são josé imunização - idoso é vacinado por enfermeira observado por governador, prefeito e outras pessoas em volta
São José José inicia nesta terça-feira (19/1) a imunização contra a Covid-19. Na segunda-feira, prefeito Orvino acompanhou ato de início da imunização em SC, realizado no Hospital Regional – Divulgação/CSC

Vacinação em quatro fases  

Seguindo a orientação do Plano Nacional de Vacinação para a Covid-19, São José fará a vacinação em quatro etapas, obedecendo os critérios de definição de população-alvo, além de critérios logísticos de recebimento e de distribuição das doses, De acordo com o governo estadual, o município recebeu, nesse primeiro momento de distribuição, 3.837 doses de vacina Coronavac.

Na primeira etapa, a prefeitura de São José prevê ainda a vacinação de profissionais de saúde que atuam junto a pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19, idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde da rede pública e da rede hospitalar privada. Na segunda fase, o público-alvo compreenderá idosos na faixa etária de 60 a 74 anos. Na etapa seguinte, serão imunizadas pessoas que apresentam comorbidades (diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular e cerebrovascular, transplantados, anemia falciforme e obesidade grave). Já na quarta fase da campanha, a imunização se concentrará em professores, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A população estimada a ser imunizada nessas quatro fases é de aproximadamente 50 mil pessoas.

Publicidade
COMPARTILHAR