Vacinação contra Covid-19 começa nesta segunda-feira em Santa Catarina

    O início era previsto para quarta, mas, com o recebimento das doses, processo de imunização já pode começar

    Primeiro lote de 126 mil doses de Coronavac é enviado para SC nesta segunda-feira (18) - Vacinação começa
    Primeiro lote de 126 mil doses de Coronavac é enviado para SC nesta segunda-feira (18) - Cristiano Estrela/Secom SC/Divulgação/CSC

    Aprovadas para uso emergencial na tarde de ontem (17/1), as vacinas Coronavac e AstraZeneca já podem ser utilizadas no Brasil para imunização contra o coronavírus. Ainda ontem, as cerca de 6 milhões de doses da Coronavac, no Instituto Butantan em São Paulo, foram encaminhadas ao Ministério da Saúde para distribuição nos estados e Distrito Federal nesta segunda-feira (18). Santa Catarina vai receber 126.560 doses e possivelmente inicia a vacinação ainda hoje, às 17h. O governo do estado confirmou que a vacinação começa de tarde.

    Em entrevista coletiva ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reafirmou a previsão de início na quarta-feira (20/1). Entretanto, hoje pela manhã, em encontro com os governadores ficou autorizado o início para esta segunda, às 17h, nos principais municípios.

    O prefeito da capital, Gean Loureiro, postou em uma rede social que se as doses chegarem hoje a Florianópolis a aplicação ocorreria ainda nesta segunda-feira. O lote de 126 mil doses que Santa Catarina recebe nessa segunda vai contemplar em parte a primeira fase prevista pelo governo estadual em imunizar quatro grupos prioritários, que somam 426.678 pessoas. No total, Santa Catarina deve vacinar 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários nas quatro fases iniciais do plano de imunização.

    Publicidade

    Seguindo o plano nacional, na primeira fase serão imunizados trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena. Em SC, essa população é estimada em 426 mil pessoas. Na segunda fase recebem a vacina idosos com idade entre 60 e 74 anos. População estimada: 844 mil pessoas. Na terceira, pessoas com comorbidades (diabetes, doença renal, doença respiratória crônica, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos que receberam transplante de órgãos, anemia falciforme e obesidade grave). População estimada: 1,365 milhão de pessoas. Por fim, na quarta fase, serão professores, profissionais da segurança pública, do sistema prisional e de salvamento. População estimada: 166 mil pessoas.

    A vacinação contra a Covid-19 iniciou na tarde de domingo (17/1), logo após a aprovação do uso emergencial, com profissionais da saúde e indígenas em São Paulo. Além das 6 milhões de doses da CoronaVac, o governo federal ainda aguarda a chegada de dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca vindas da Índia, mas ainda sem previsão. A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial serve para essas doses importadas e não para as produzidas no Brasil.

    Publicidade