Programa Quintal Limpo tem novo cronograma em agosto

trabalhadores despejam grande conteiner em caminhão de lixo
Na primeira quinzena do mês, os bairros Caminho Novo, Bela Vista, Aririu e Alto Aririu serão atendidos - Foto: PMP/Divulgação

A Prefeitura de Palhoça dá sequência ao novo cronograma da Operação Quintal Limpo no mês de agosto. O trabalho, que visa o recolhimento de lixo pesado, segue a partir de quarta-feira (1/8), pelos bairros Caminho Novo, Bela Vista, Aririu e Alto Aririu. A partir da segunda quinzena do mês, são as localidades da Pinheira, Morretes, Guarda do Embaú, Albardão e Maciambú que serão atendidas pela coleta coordenada pela Secretaria Executiva de Saneamento (Samae).

Desde julho, a Prefeitura de Palhoça aumentou a frequência das coletas de lixo pesado pela Operação Quintal Limpo, que completou um ano de funcionamento. Agora, cada bairro recebe, no mínimo, quatro coletas por ano.

Denise Duarte Moro, Engenheira Sanitarista e Ambiental da Samae, informa que os endereços listados (conforme tabela) serão atendidos nos dias de semana especificados. Por exemplo: os endereços marcados para coleta nas segundas-feiras serão atendidos todas as segundas, dentro da quinzena de referência. Isso significa que a cada quinze dias, o caminhão vai passar mais de uma vez no endereço.

Publicidade

A população precisa estar atenta ao que pode e ao que não pode ser descartado. Serão recolhidos resíduos sólidos como eletrodomésticos, móveis velhos, madeiras (organizadas em montes e separados de outros materiais), podas (cortar e amarrar) e latas. O volume disponibilizado por residência deve ser de até um metro cúbico por coleta, ou seja, mais ou menos o volume de uma caixa d’água de mil litros. Não serão recolhidos: resíduos de materiais de construção, resíduos da coleta convencional, pneus e qualquer outro produto descartável, exceto os já citados.

O prefeito Camilo Martins lembra que todas as comunidades serão beneficiadas com a Operação Quintal Limpo, que contribui para a preservação do meio ambiente. “Essa coleta especial e gratuita continuará atendendo todos os bairros do município. Os munícipes devem ficar atentos aos roteiros e datas já definidos. Há tanto um ganho ambiental para o município ao deixar de dispor estes resíduos em córregos, rios e terrenos baldios da cidade, quanto para a comunidade que, muitas vezes, não têm resíduos suficientes no quintal de casa que justifiquem a contratação de um papa entulho”, avalia o prefeito.

O recolhimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 14h, de acordo com as ruas.

Publicidade
COMPARTILHAR