Falece o presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider

aldo schneider na cadeira da mesa diretora da alesc fala e gesticula ao microfone
Aldo Schneider, durante a última sessão que presidiu na Assembleia, em 1º de agosto Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Aldo Schneider (MDB), faleceu na tarde deste domingo (19/8), em Balneário Camboriú, em virtude um câncer que tratava desde 2017.

Em 6 de fevereiro deste ano, atingiu o ápice de sua carreira política ao assumir a presidência da Assembleia Legislativa. Com a renúncia de Raimundo Colombo em abril passado, transformou-se no segundo homem na linha sucessória do Estado.

Mesmo em tratamento contra o câncer, presidiu sessões importantes do parlamento, como a posse de Eduardo Pinho Moreira na chefia do Poder Executivo catarinense, em 6 de abril.

Publicidade

No dia 1º de agosto, presidiu sua última sessão na Alesc. No dia seguinte, precisou ser internado no Hospital da Unimed em Balneário Camboriú. Antes, colocou seu nome à disposição do MDB para concorrer à reeleição para a Assembleia. No último dia 15, no entanto, em virtude das condições de saúde, desistiu da candidatura.

História política

Aldo Schneider nasceu e iniciou seus estudos na pequena Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí. Formou-se em Gestão Empresarial pela Uniasselvi e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como Analista da Receita Estadual em 1980.

Foi vereador pelo município de Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes. Foi eleito Deputado Estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014. Na última Legislatura (2014-2018) foi indicado por seus pares para presidir o parlamento.

Aldo Schneider deixa a esposa Marita e os filhos Nathali Aline e Bruno Gustavo.

Publicidade
COMPARTILHAR