Jornalista José Antônio Severo falece aos 78 anos

    Faleceu na madrugada dessa sexta-feira (24/9) o jornalista e escritor gaúcho José Antônio Severo, aos 78 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia programada, em São Paulo.

    Severo, como era mais conhecido, atuou por mais de 50 anos na imprensa nacional. Foi editor executivo da revista Exame, editor e diretor da Gazeta Mercantil, editor chefe do Jornal da Globo e diretor geral de jornalismo da Rede Bandeirantes. Foi repórter dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo, das revistas Realidade e Veja. Mais recentemente era articulista do site Os Divergentes.

    Escreveu os livros “Os Senhores da Guerra” e “Cem Anos de Guerra no Continente Americano”, “Rios de Sangue / Cinzas do Sul”, além de produtor e roteirista de longas-metragens baseados em suas obras.

    Publicidade

    O jornalista era dos grandes contadores da história do Brasil, especialmente da região Sul. Narrava com naturalidade e conhecimento períodos relevantes dos povos gaúchos, catarinense e circunvizinhos. Abaixo, uma entrevista que concedeu à TV Univesp sobre o livro Rios de Sangue/Cinzas do Sul, na casa em Pirituba, bairro de São Paulo, mostra um pouco de como era conversar com Severo.

    O jornalista e escritor deixa a esposa, Célia, e será enterrado em sua terra natal, Caçapava do Sul.

    Publicidade
    COMPARTILHAR