Matriz mostra uma região de SC fora do risco alto à Covid

    Matriz de Risco Regionalizado aponta 16 regiões no nível alto (amarelo) e uma no nível moderado (azul)
    Matriz de Risco Regionalizado aponta 16 regiões no nível alto (amarelo) e uma no nível moderado (azul) - SES/Divulgação/CSC

    A matriz de risco à Codid-19 divulgada neste sábado (5/2) pelo governo estadual aponta 16 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarelo) e apenas uma fora desse patamar, no nível de risco moderado (cor azul).

    Matriz de Risco Regionalizado aponta 16 regiões no nível alto (amarelo) e uma no nível moderado (azul)
    Matriz de Risco Regionalizado aponta 16 regiões no nível alto (amarelo) e uma no nível moderado (azul) – SES/Divulgação/CSC

    Os resultados do mapa de risco refletem o aumento no número de casos confirmados de Covid em janeiro de 2022. No primeiro mês foram confirmados 202 mil casos de Covid-19 em Santa Catarina, um aumento de 1.433% em relação ao total de casos confirmados em dezembro de 2021 (13,1 mil), o que impactou na transmissibilidade. Essa dimensão monitora o número de casos ativos que foram notificados no período e a velocidade de transmissão. Nesse quesito da transmissão, todas as regiões de SC estão classificadas no nível gravíssimo (vermelho), com o número de casos ativos alcançando 67.395 casos em todo o Estado.

    Na dimensão monitoramento, que reflete a cobertura vacinal e a variação semanal de casos, todas as regiões foram classificadas com risco moderado (azul), condição que mantêm em relação à semana anterior. Com mais de 5,3 milhões de pessoas que receberam as duas doses da vacina, a cobertura vacinal da população geral do Estado no dia 04 de fevereiro de 2022 ultrapassou 74,2%, o que vem contribuindo para frear o impacto do grande número de infecções na gravidade dos casos.

    Publicidade

    + BA.2: Confirmado 1 caso de nova subvariante da ômicron em Florianópolis 
    + Mortalidade de idosos não vacinados é 47x maior do que imunizados

    Segundo boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado na terça-feira (1º/2) houve um aumento de 95% no registro de mortes por Covid-19 em Santa Catarina entre a semana epidemiológica 03 (16 a 22 de janeiro) que registrou 93 óbitos, e a semana epidemiológica 04 (23 a 29 de janeiro), que registrou 181 óbitos. O maior número de óbitos registrados nesta semana vem acometendo idosos acima de 60 anos, que ainda não receberam a dose de reforço.

    Publicidade
    COMPARTILHAR